❖ Caracteriza Caracteriza-se pelo uso de elásticos intermaxilares se pelo uso de elásticos intermaxilares com vetores predominantemente verticais , na qual o resultado final dessa força é um movimento de resultado final dessa força é um movimento de extrusão dentária com finalidade melhorar a relação vertical entre os ...
Utilizados juntos ao aparelho fixo, os elásticos auxiliam nas movimentações dentárias. “Os elásticos intermaxilares tem uma gama enorme de funções, como projetar a mandíbula para frente (protrusão), para trás (retrusão) e para os lados, além de ancorar os dentes e estimular o crescimento da maxila”, conta.
Dependendo do seu caso, você até pode não usar para dormir, desde que a use durante o dia inteiro, só tirando para se alimentar!!! Mas isso só o Ortodontista que realizou o tratamento, pode lhe falar !!! O ideal é dormir com a contenção ortodôntica para que não haja recidiva pelo movimento indesejado dos dentes!
Tendo em vista a função do elástico do aparelho desempenhada pelas borrachinhas, a manutenção ideal para que essa atue da maneira correta. Em geral, a ativação é feita a cada 30 dias.
Essas pequenas argolas precisam ser encaixadas nos ganchos do seu aparelho e, geralmente, devem ser usadas em tempo integral, sendo retiradas apenas para comer e escovar os dentes. Elas também precisam ser trocadas uma vez ao dia para não perder a força e continuar a movimentação dos dentes.
Sim. Pode dormir com aparelho móvel caso seja necessário e indicado pelo dentista.
O aparelho é moldado de acordo com os seus dentes e, para colocá-lo, deve ser encaixado nos dentes e pressionado até que fique firme.
Pode-se beber água com aparelho móvel, mas sucos e refrigerantes não devem ser tomados com aparelho. ativar os aparelhos de acordo com as recomendações. O aparelho móvel pode pressionar os dentes mas nunca deve machucar.
É natural que o paciente sinta dor nos primeiros dias, mas se ela persistir por muito mais tempo ou estiver ferindo suas bochechas e gengivas, o ideal é voltar ao dentista para uma avaliação dessa situação.
O especialista explica que é muito fácil limpar esse tipo de aparelho: basta usar água e sabão neutro ou pasta de dentes, se preferir. Se quiser reforçar a limpeza, o dentista ainda dá uma dica preciosa: “Basta imergi-lo em meio copo de enxaguante bucal com propriedades bactericidas”.
O objetivo da contenção como o próprio nome já diz é conter os movimentos que foram feitos durante o tratamento ortodôntico. Não havendo movimentação não deve gerar dor. Acredito ser interessante marcar uma consulta com o seu dentista para avaliação.
Faça uma solução com bicarbonato de sódio Para eliminar todos os microrganismos e tirar o cheiro de saliva do aparelho móvel, a principal dica é apostar no bicarbonato de sódio - ingrediente que tem forte ação antisséptica, combatendo o crescimento bacteriano.
Encaixe a contenção nos dentes. Verifique se a placa de plástico está bem encaixada no céu ou base da boca e se os fios estão bem posicionados ao redor dos dentes da frente e de trás. Entre em contato com o seu dentista se a contenção não se encaixar propriamente.
Para ajudar nesse ritual, existem os fios dentais com pontas (rígidas) orientadoras, chamados de passa-fios, que são fundamentais para a higiene do acessório. Outro cuidado importante é a escova interdental, que pode ser usada somente na contenção, entre os espaços do ferrinho para uma limpeza mais detalhada.
Coloque o aparelho em um copo fundo. Despeje o vinagre no copo até que o aparelho fique submerso. Deixe-o na solução por dois ou cinco minutos. Remova o aparelho da solução e escove-o com uma escova de dente.
As conhecidas gomas de mascar se tornaram queridinhas pela sua capacidade de aliviar o estresse e de tirar o mau hálito. Todos adoram! Mas os pacientes que usam aparelhos ortodônticos não podem dizer o mesmo. O uso de chicletes ou balas pegajosas são contraindicadas para eles pelo riscos que podem causar ao tratamento.
Como faço para limpar a contenção?
A recomendação mais frequente é que o aparelho de contenção seja usado 24 horas por dia durante os seis primeiros meses, sendo removidos apenas na hora de escovar os dentes ou se alimentar. Depois desse período, o tempo de uso é reduzido aos poucos, até que o paciente passe a usá-lo apenas para dormir.
R$ 750,00
O aparelho fixo é feito de fios de aço que são presos à face interna dos dentes anteriores. São normalmente usados na arcada inferior e muito eficientes para períodos longos. Além disso, são vantajosos por não comprometerem a estética dos dentes nem atrapalharem a fala.
A contenção é feita com um fio de aço bem fino colado nas faces linguais dos dentes, ou seja, nas faces internas. Assim, temos a certeza de que nenhum dente sairá da posição. Ao mesmo tempo, o dispositivo fica totalmente invisível.