Pode-se começar, por exemplo, oferecendo a eles materiais diferentes da natureza, como frutas, pedras e folhas e convidá-los a sentir o odor, a temperatura e até o gosto se for o caso. Também é possível conversar com eles sobre fenômenos naturais como a luz solar, o vento e a chuva.
Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Também fazem parte do meio ambiente os recursos naturais, como a água e o ar e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.
Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.
O Brasil, assim como qualquer país do mundo, enfrenta ameaças ao meio ambiente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, e entre os mais relatados estão as queimadas, desmatamento e assoreamento.
Os principais problemas ambientais que afetam o Brasil e o mundo são:
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
“Existem sistemas de monitoramento de riscos geotécnicos avançados, com equipamentos de gestão da integridade das barragens como acelerômetros, inclinômetros e satélites radares, por exemplo”, diz Singer. As autoridades brasileiras deveriam desempenhar um grande papel no quesito prevenção de tragédias.
A diminuição do consumismo e o desenvolvimento de métodos que não gerassem poluição para o meio ambiente, o reflorestamento, limpeza das águas e destinação adequada dos resíduos que fossem gerados seriam o caminho para restabelecer o equilíbrio ambiental.
15 Formas para promover a Sustentabilidade no Cotidiano
Estilo de vida sustentável: comece agora!
5 dicas para ser mais sustentável no trabalho
O termo sustentável está relacionado ao uso dos recursos naturais ofertados pela natureza de maneira consciente, ou seja, sem comprometer sua disponibilidade para as gerações futuras. São ações que vão além de separar o lixo para a reciclagem ou plantar árvores.
Ser sustentável é aproveitar o que o mundo nos oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações. Isso quer dizer que a discussão vai muito além do plantio de árvores e reciclagem.
Entende-se por uso sustentável a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
Viver de forma sustentável nada mais é que aprender a usar de forma correta as fontes não renováveis e respeitando o meio ambiente.
2 Reduza o LIXO Repensar a relação com o consumo é primordial para diminuir o descarte. Anote algumas sugestões: na hora das compras, carregue sua ecobag; prefira produtos com refil; e aproveite os alimentos de forma integral, com receitas que incluam talos e cascas.
1) Não, exatamente, pois a sociedade está em tudo o quê fazemos e como fazemos, há possibilidades de se afastar ou ignorar por um tempo a sociedade, agora viver para sempre fora da sociedade, jamais, pois a sociedade faz parte de um todo, e não é todas as pessoas que viveriam isoladas uma das outras.
As comunidades sustentáveis são ambientes sociais e culturais, nos quais podemos satisfazer as nossas necessidades e aspirações sem diminuir as chances das gerações futuras.
Tornar as cidades seguras e sustentáveis significa assegurar o acesso a habitações seguras e a custo razoável e melhorar os assentamentos de favelas. Também envolve investimentos em transportes públicos, criação de espaços públicos verdes e melhoria do planejamento e gestão urbana de forma participativa e inclusiva.