As tensões entre liberais e conservadores deflagraram, em 1832, a Guerra Civil Portuguesa, conhecida como Guerra Miguelista, Guerra dos Dois Irmãos ou Guerras Liberais, que perduraria até 1834. Foi durante esse período, principalmente a partir de 1822, que o romantismo surgiu em Portugal.
Alexandre Herculano escreveu poesias, mas foi com os contos e com o romance histórico (gênero por ele criado em Portugal) que se consagrou. Sua obra, com características neoclássicas, foi uma das mais importantes representações do Romantismo em Portugal.
Publicado em 1844, Eurico, o presbítero é um romance histórico situado no século VIII. ... A obra enfoca o fim do reino visigodo formado na região que hoje engloba Espanha e Portugal, com a chegada vitoriosa dos muçulmanos.
Resposta. Romance Histórico / Poesia Romântica.
Relativamente à obra de Alexandre Herculano, como poeta a sua arte está reunida na Harpa do Crente (1838). A temática predominante é, sem dúvida, romântica: religião, patriotismo e natureza. ... Herculano proporciona uma poesia rica de simbologia, servindo o fantástico romântico.
Destaca-se nessa geração o autor Almeida Garrett, autor do poema “Camões”, de 1825, marco inicial do romantismo português.
O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas. ... O movimento romântico explorou o lirismo, a subjetividade, a emoção e a valorização do “eu”.
As características da pintura romântica são: A composição em pirâmide dinamizada por linhas oblíquas gerando ritmos e sugerindo movimento. Pinceladas largas e sinuosas, acentuando o dinamismo da composição. Contrastes fortes de claro-escuro e de cor.
Elementos estéticos
As pinturas do romantismo se caracterizam por dar ênfase aos sentimentos do artista além de seguir por caminhos como o nacionalismo, a natureza, a imaginação entre outros. A pintura do Romantismo é oposta a pintura do Neoclassicismo e seu surgimento pode ser registrado como tendo acontecido no século XIX.
Estética (do grego aisthésis: percepção, sensação, sensibilidade) é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza, da beleza e dos fundamentos da arte.
adjetivo Concernente ao sentimento do belo: senso estético. Que tem certa beleza.