As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás”, afirmou a assessoria de Anitta.
Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás". É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé. Não entram em transe.
Diferente do Candomblé, os cargos na Umbanda são flexíveis. ... Enquanto no Candomblé o jogo mostra o cargo de Ekédi, que é aquela que cuida do Orixá, na Umbanda qualquer pessoa pode ser um cambono, que é aquele que cuida das entidades. Enquanto só mulheres são ekédis, homens e mulheres podem ser cambonos.
Logun Edé
Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.
Ela negou tudo e pediu respeito a sua religião. A assessoria ainda afirmou que a cantora tem sim papel importante na religião de matriz africana. ” A cantora, praticante do Candomblé, é uma 'Ekedi' em sua religião.
Já Anitta, segundo o autor, tem uma posição privilegiada no candomblé: "Ela foi 'abençoada'. Funciona assim: no candomblé, existem as chamadas Ekedi, que são como zeladoras dos orixás e têm posições privilegiada no terreiro.
que refere à capacidade mediúnica, digamos, dos adeptos. Existem aqueles que possuem a condição de entrar em transe, de serem possuídos por seus orixás ou por outros espíritos. Diz- se que esses são médiuns rodantes, que “rodam no santo” ou “viram no santo”.
Anitta é internada com intoxicação severa, web especula COVID e irmão se irrita: 'Respeito' Anitta é internada com quadro de intoxicação severa e não tem previsão de alta.
hospital do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Anitta ? (@anitta) Instagram photos and videos.
Instagram é uma rede social de fotos para usuários de Android e iPhone. Basicamente se trata de um aplicativo gratuito que pode ser baixado e, a partir dele, é possível tirar fotos com o celular, aplicar efeitos nas imagens e compartilhar com seus amigos.
Dez funções do Instagram que poucas pessoas conhecem
O jeito mais simples é tocar na aba “seguidores” no seu perfil e conferir a lista completa ou buscar pelo nome de uma pessoa específica. Ao entrar no perfil de alguém, dá para saber se a pessoa segue você pelo botão “Seguir a pessoa também” (em caso negativo, aparecerá apenas “Seguir”).
O Instagram é um aplicativo gratuito para Android, iOS que permite o usuário tirar fotos e fazer vídeos, com a opção de escolher filtros e efeitos, molduras, além de uma legenda para compartilhar com os seguidores e também em outras redes sociais como o Twitter, Facebook, Tumblr e Flickr.
10 dicas para usar o Instagram de forma profissional