Resumo- A hiperplasia gengival medicamentosa é uma condição em que a gengiva apresenta um aumento de volume, devido ao uso frequente de determinados fármacos, sendo eles representados por três grupos: os antiepilépticos (fenitoína), os bloqueadores de canais de cálcio (nifedipina) e os imunossupressores (ciclosporina).
O crescente uso da ciclosporina A (CSA) em transplantes de órgãos e no tratamento de doenças auto-imunes aumentou a incidência de seus efeitos adversos, entre eles a hiperplasia gengival (HG). Esta acarreta problemas estéticos, de fala, mastigação e de erupção dentária nos pacientes afetados.
Trauma. A escovação traumática pode gerar a hiperplasia gengival. Escovas com cerdas duras, cabeça grande e cabos com má empunhadura são os grandes vilões neste caso.
Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta. Isso pode ser causado por diversos hábitos, e o tratamento ideal geralmente depende da causa do problema.
Confira 5 abaixo formas de evitar essa questão!
A hipertrofia gengival, também conhecida como hiperplasia gengival, é um crescimento excessivo e anormal do tecido gengival ao redor dos dentes, encobrindo-os parcialmente. Esse aumento no tamanho da gengiva é uma característica comum das doenças gengivais.
Em média, os valores do procedimento para um protocolo com até 6 dentes variam entre R$800,00 a R$2000,00. Procedimentos auxiliares como simulações digitais ou diretamente sobre os dentes (mockups), ao mesmo tempo que otimizam e trazem mais precisão à plástica gengival, aumentam os valores finais da terapia.
O termo gengivoplastia é aplicado essencialmente quando se pretende alterar, normalmente por razões estéticas, o contorno gengival que circunda os dentes, enquanto que o termo gengivectomia refere-se sobretudo a situações relacionadas com a hipertrofia gengival (excesso ou gengiva aumentada).
Oi, se já removeu os pontos da sutura e não está tomando remédios, pode sim !!! Se não estiver tomando antibiótico não vejo problemas. Caso não esteje tomando medicamentos prescritos pelo dentista, pode ingerir bebida alcóolica.