tubarão-baleia
Arapaima gigas
Arapaima gigas
Chamado de "peixe dinossauro", o pirarucu tem uma face antediluviana e escamas fortes capazes de resistir até a um ataque de piranhas. O maior pirarucu já encontrado pesava cerca de 200 kg e media 5 metros de comprimento, mas o seu porte médio é entre 90 e 100 kg e 3 metros de comprimento.
5 espécies de peixe mais famosas
As melhores opções de peixes para serem preparados na churrasqueira são os mais gordos e firmes. Vale apostar em sardinha, anchova, tainha, dourado-do-mar, pintado, atum e salmão.
Para que a comida não grude, você precisa investir em uma frigideira com um bom antiaderente. Dessa forma, você só vai precisar de um pouquinho de azeite ou óleo espalhado nela. Se o antiaderente deixar a desejar, você vai precisar de um pouco mais de óleo para que o peixe não grude.
Você pode passar óleo nas grelhas antes de preparar qualquer alimento ou pode ao temperar a carne ou peixe, colocar um pouco de azeite. Assim, você conseguirá aproveitar um bom churrasco na grelha de porcelana também sem grudar nenhum alimento.
– para evitar que o peixe fique grudado na forma depois de assado. Antes de levar o peixe ao forno, unte o fundo da forma com manteiga e forre-o com fatias grossas de batatas, colocando o peixe por cima. Ao final, a recompensa é um prato sem grudar complementado por batatas assadas.
Besunte todo o peixe com manteiga para não grudar e embrulhe bem em papel alumínio. Asse no forno a 200º, ou na churrasqueira, por uns 40 minutos. Está pronto, é só retirar o alumínio e servir com arroz e vinagrete.
Para cozinhar coisas no forno que precisam de uma cobertura de papel alumínio, você pode utilizar panelas, pirex e fôrmas com tampa de vidro. Lembre-se de verificar o material que são feitas. Geralmente panelas feitas inteiramente de inox, ferro ou barro podem ir ao forno.
Lado brilhante x lado fosco Quando um alimento está no forno, sendo assado, ele se torna uma fonte de calor, que tende a emitir radiação. Assim, o lado brilhante deve estar voltado para o alimento.
Ponto do Peixe Frito Monitore a temperatura do óleo com um termômetro para garantir o cozimento adequado: Se o óleo estiver muito frio durante o cozimento, o peixe ficará encharcado e oleoso. No entanto, se o óleo estiver muito quente, o peixe ficará com uma aparência escura ou queimada por fora.
Cubra com papel alumínio. Leve ao forno médio para alto (a 180ºC) por mais ou menos 30 minutos. Durante o cozimento, regue o peixe com o caldo da assadeira a cada 10 minutos. Para saber se o peixe está pronto, espete com um palito: quando não houver resistência, o peixe está no ponto.
Para ver se o peixe está cozido, basta espetar o garfo delicadamente nele; se a carne se soltar com facilidade da espinha, pode retirá-lo do forno.
Então se baseie no tempo: 10 minutos para cada 2,5 cm de espessura do peixe inteiro ou em postas e 4 minutos para cada centímetro de espessura de filés.