A gestão de operações e logística envolve a produção de bens, a manutenção dos equipamentos e veículos, as compras, o compromisso com os prazos de entrega, o transporte e todas as pessoas envolvidas em cada um destes processos.
Gestão de operações e logística trata do controle da entrega de produtos (em quantidade e qualidade corretas) junto à utilização consciente de recursos (mão-de-obra, tempo e capital investido). Seu propósito é guiado por dois fundamentos: (1) resguardar a integridade dos produtos e (2) preservar o meio ambiente.
O gerenciamento logístico engloba todo o planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque de semi-acabados, acabados e do fluxo e de seu respectivo fluxo de informações, do ponto de origem ao ponto de consumo.
Processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoque de produtos semi-acabados, acabados e do fluxo de informações a eles relativos, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes.
As 9 principais áreas da Logística
Logística. Ao contrário da estrutura do curso superior em Administração, que é mais abrangente, o de Logística é mais direcionado. Trata-se de uma graduação na modalidade tecnológica, que tem duração de 2 anos.
Para a Logística, você vai precisar de conhecimentos específicos sobre estoque, fretamento, organização e disponibilização de materiais etc. Já para a Segurança do Trabalho, os conhecimentos de leis e normas que regulam a proteção de pessoas e bens físicos é indispensável.
No Brasil, não há legislação sobre o piso salarial mínimo para profissionais de Administração. Porém, o CFA — Conselho Federal de Administração — estabelece a média salarial em cerca de R$ 2.
No curso de Administração, o aluno tem uma formação profissional muito completa e, entre os conteúdos específicos que ele estuda, estão aqueles relacionados à área de contabilidade. Por isso, pode exercer atividades referentes às funções de um contador.