crossorigin="anonymous">
Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. ... Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica.
Podemos afirmar que a relação entre renascimento e a reforma protestante é que ambos promoveram mudanças sociais e econômicas na Europa, sendo que a Reforma Protestante foi mais benéfica em relação ao processo de individualização, impulsionando o capitalismo.
O Renascimento influenciou a Reforma Protestante como um grande movimento cultural de contestação da ordem política, econômica e social então vigentes, ordem esta que era em grande parte ancorada na autoridade ideológica da Igreja Católica.
A Reforma protestante traz a ética protestante que entra a favor de um mundo renascentista na medida em que agrega valor ao trabalho e se desvincula de algumas características do catolicismo. Agrega a cultura do capitalismo na era do renascimento urbano e comercial.
O Renascimento teve como principal característica a perda de poder da Igreja para a razão o que levou ao questinamento do homem em relação aos dogmas cristãos. Isso levou ao homem buscar dogmas que fossem interessantes para si, por exemplo, o anglicanismo e o luteranismo.
A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. ... Outros aspectos, não menos importantes, explorados pelos artistas do renascimento, foram o equilíbrio das formas e a busca da harmonia, fundamentadas na arte clássica.
A arte do Renascimento se caracterizou pela influência greco-romana e por perceber a arte como reflexo da natureza e com o homem como foco central. A principal inovação na arquitetura foi parar com as construções gigantescas e começar construções com tamanhos mais humanos.
Antropocentrismo, racionalismo, valorização da antiguidade clássica, cientificismo, individualismo. Essas são algumas características do renascimento. Durante toda a Idade Média, Deus era tido como o centro do universo. ... É muito comum observar traços das obras antigas clássicas nas obras renascentistas.