As monções são um fenômeno climático que provoca fortes chuvas e longas secas durante diferentes períodos do ano. ... Ora o seu movimento vai do Oceano Índico para o continente, caracterizando a monção de verão ou marítima, ora vai do continente asiático para o oceano, caracterizando a monção de inverno ou continental.
É um vento quente, enviesado. ... Parece que agita até o pensamento da gente. Quase sempre é prenúncio de chuva; mas uma chuva engasgada, que chega demorar dias pra cair.
anemoscópio
Para gerar energia elétrica, a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico, os chamados aerogeradores. ... Esses moinhos agrupam-se em “parques” eólicos, que são necessários para que a produção da energia se torne rentável.
O mais importante benefício ao meio ambiente da geração eólica é a não-emissão de dióxido de carbono na atmosfera. ... Além do mencionado anteriormente, estes fatores também impulsionam a energia eólica: Reduz a dependência de combustíveis fósseis, sendo o vento um recurso abundante e renovável.
“Tem os piores impactos ambientais em termos de emissão de gases de efeito estufa e poluição do ar”, afirma Baitelo, do Greenpeace. ... Além de emitir mais gás carbônico – responsável pelo aquecimento global –, causa poluição local, emitindo substâncias como enxofre e óxido nitroso, que afetam a respiração.
Os combustíveis são queimados para aquecer a água, provocando o vapor que movimenta as turbinas e gera energia. No processo de queima, gases tóxicos são despejados na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global, problemas respiratórios, poluição etc.