Conheça os Dispositivos de Proteção contra Surtos e como eles protegem seus equipamentos contra queimas causadas por raios. Dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensões transitórias na rede elétrica e desviar as correntes de surto.
De acordo com o item 5.
Principais Aplicações do disjuntor DR
Um disjuntor diferencial, ou disjuntor diferencial residual (DR), é um dispositivo de proteção utilizado em instalações eléctricas, permitindo desligar um circuito sempre que seja detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal.
O disjuntor diferencial residual que é representado pela sigla DDR, atua em casos de curto-circuito e sobrecarga, além da fuga de corrente elétrica. Em uma instalação onde temos um disjuntor e em seguida um IDR, quando ocorre uma fuga de corrente elétrica o IDR desarma, e o disjuntor continua em funcionamento.
O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.
Este dispositivo deve ser instalado no sistema elétrico em conjunto com os disjuntores comuns. Além disso, o Dispositivo Diferencial Residual, mais conhecido como Dispositivo DR, identifica pequenas fugas de correntes elétricas em menor tempo, as quais os disjuntores comuns não conseguem identificar.
Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?
Para que serve o disjuntor? Em resumo, podemos dizer que as funções básicas do disjuntor estão relacionadas à segurança. Ou seja, o disjuntor é um dispositivo de segurança, que tem como objetivo principal proteger a sua rede elétrica.
O disjuntor é um dispositivo de proteção termomagnética usado em quadros de distribuição elétrica. Seu funcionamento é parecido com um interruptor de lâmpada, com a diferença que ele desliga a entrada de energia do imóvel de forma automática, quando detecta dois tipos de fenômenos elétricos.
O disjuntor bipolar é usado em circuitos ou instalações com duas fases, como circuitos com chuveiros, torneiras elétricas ou equipamentos de maior potência. Já o disjuntor tripolar é indicado para instalações e circuitos com três fases, como circuitos com motores elétricos trifásicos.
Um disjuntor é um interruptor elétrico operado automaticamente projetado para proteger um circuito elétrico de danos causados por excesso de corrente de uma sobrecarga ou curto-circuito e sobrecargas elétricas.
A curva de ruptura do disjuntor é o tempo em que o disjuntor suporta uma corrente acima da sua corrente nominal por determinado tempo. ... Estes disjuntores são utilizados em redes de alta intensidade (alta demanda de corrente em caso de curto circuito), transformadores de grande porte ou partida de grandes motores.