Veja 5 passos para compreender um texto difícil
Antes de se atirar no texto, tentando tudo entender, respire fundo e procure ter uma idéia geral do que tem diante de si. Isso pode ser feito com uma leitura rápida, superficial, panorâmica, que lê apenas o início e o final de cada parágrafo.
10 dicas para estudar eficientemente, segundo especialistas
As 5 Melhores Técnicas de Estudo para Fixar na Memória o Conteúdo Estudado
Para ajudar no processo você pode usar fichas-resumo, reler as informações anotadas no caderno ou gravar trechos da aula para ouvi-los depois. 2) No sétimo dia após a sessão de estudo (ou seja, uma semana depois) dedique apenas cinco minutos para reativar na memória esse material.
Para fixar algo, o nosso cérebro precisa de um tempo de descanso para, em seguida, ser estimulado a lembrar. Para fazer isso, uma solução é estudar matérias intercaladas. Dedique-se um tempo determinado para uma disciplina e, após um pequeno descanso, vá para outra.
Três teorias tentam explicar por que esquecemos o que estudamos: a teoria da decadência, a teoria da interferência e a teoria das pistas esquecidas. A teoria da decadência diz que nosso conhecimento decai com o tempo. ... Então o tempo não pode ser apontado como único fator para o esquecimento.
A importância do esquecimento consiste na facilitação da tomada de algumas decisões de cada pessoa. ... Essa facilitação do esquecimento se dá, através da eliminação de conexões sinápticas, que ocorrem entre os neurônios associados à memória.
Segundo Nietzsche (1998), o esquecimento inibe temporariamente a percepção da consciência, abrindo espaço para sua renovação constante e não é apenas uma força inercial, mas um “guardião” que trabalha para que os dois sistemas do aparelho não se confundam.
É muito comum que esqueçamos de grandes pedaços de nossa infâncias, principalmente os mais tenros. Contudo, há de se ir a um psicólogo e realizar um acompanhamento para que se fale sobre esses períodos esquecidos, quais eram, se eram semelhantes, quando esqueceu, por que acha que esqueceu e etc.