A quantidade e o espaçamento das sessões da terapia dependerão da disponibilidade de tempo do paciente e da forma como ele lida com as situações no cotidiano. No geral, é indicado de 4 a 6 meses de terapia, mas como já mencionado, depende muito da situação.
Na primeira consulta o profissional irá fazer algumas perguntas simples para iniciar a conversa: o seu nome, o que você faz, se é casado e tem filhos e, a principal delas: os motivos que levaram você a procurar por um psicólogo.
A duração e frequência da processo terapêutico é muito individual e precisa ser definida em cada caso. Geralmente, a sessão é semanal, com média de 40 a 60 minutos, podendo ser expandida para 2 a 3 vezes na semana conforme gravidade do caso.
Quando a terapia obtém sucesso, é melhor agendar uma última sessão para conclusões e despedidas. É uma ótima oportunidade para fechar aquele capítulo da vida e olhar para o trabalho que você fez até então. Além disso, você tem participação ativa no processo de “alta”.
Tudo depende da linha de trabalho seguida, mas o recomendável é que o profissional sinalize que vai dar alta em dois ou três meses e que, depois desse período, ambos combinem pelo menos uma sessão de retorno, para acompanhamento", declara Maria Lúcia.
O termo “alta” é uma referência mais específica ao ato final do atendimento, enquanto fase de terminação ou término dão noção de um processo de desligamento. (MALAN, 1981). “Alta”, de acordo com a definição do “Dicionário Médico” (FORTES & PACHECO, 1968), é uma expressão que traz em si uma ideia de resultado favorável.
Ir ao psicólogo pode nos ajudar, por exemplo, a entender por que somos da maneira que somos ou porque as mesmas coisas sempre acontecem conosco. Você pode precisar de uma explicação “formal” de seus sentimentos para lidar com eles e esse é um dos motivos para ir ao psicólogo.
Psicólogo é um profissional que busca entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano. Ele aplica métodos científicos para compreender a psiquê humana e atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar sua qualidade de vida.