A União Soviética teve seu fim em 1991, devido a muitos fatores, dentre eles, as iniciativas tomadas pelo presidente Mikhail Gorbatchev, e também pela queda do Muro de Berlim em 1889.
O fim da União Soviética foi resultado da má administração do país por seus governos autoritários e corruptos. ... Ao final da década de 1970, a crise econômica que se instalou nela levou o país à crise política até a sua dissolução, com a renúncia de Gorbachev, em dezembro de 1991.
O Fim da URSS desenrolou-se ao longo de cinco anos, a partir do momento em que Mikhail Gorbachev assumiu a liderança do partido comunista soviético, em 1985. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) entrou em colapso nos anos finais da década de 1980.
O fim do Socialismo no Leste Europeu foi causado pelo crescimento do capitalismo no mundo . ... Com o fim da guerra fria e a queda do Murro de Berlim , o socialismo começou a ruir. Os países do bloco socialista foram se tornando independentes e se libertando da união soviética.
A insatisfação popular reforçava o anseio de surgir uma abertura política e econômica no país para buscar melhorias sociais. O desejo de implantar um governo democrático na União Soviética consolidou a queda do socialismo no país.
A insatisfação popular que estava em busca de abertura econômica e política; A busca por um sistema democrático na URSS; A queda do muro de Berlim; A ascensão do capitalismo e a difusão da globalização.
Principais Causas
Resposta. Fez com que a União Soviética se separasse, originando países independentes que se abriram para o capitalismo.
A Guerra Fria começou a esmorecer no final dos anos 80, com uma crise social, política e econômica que atingiu os países socialistas do bloco soviético. Em 1985, subiu ao poder na União Soviética o líder Mikail Gorbatchev, que promoveu duas mudanças básicas no país: a perestroika e a glasnost.
Verificado por especialistas Tais reformas ocorreram na década de 80 na União Soviética, sob o governo de Mikhail Gorbachev. ... Teve como consequência principal o fim do regime comunista na União Soviética que assim também deu fim a guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Mas, em outubro de 1989, a ameaça de uso da força havia desaparecido. Quando manifestantes saíram às ruas da Alemanha Oriental, o líder reformista soviético Mikhail Gorbachev orientou o governo de Berlim Oriental a não atirar. E, no entanto, o colapso do bloco soviético ocorreu por acidente.
Nesse período, os problemas gerados pela burocratização do governo soviético foram piorando a situação social, política e econômica do país. O fechamento do país para as nações não-socialistas forçou a União Soviética a sofrer um processo de atraso econômico que deixou a indústria soviética em situação de atraso.
Dentre as várias mudanças, uma delas era uma menor interferência por parte dos soviéticos no leste Europeu, desse modo os países que integravam o bloco socialista ganharam sua independência para buscar sua inserção em outras formas de governo, regime político e econômico. ...