7 formas de praticar o autocuidado
O autocuidado é a realização de ações dirigidas a si mesmo ou ao ambiente a fim de regular o pró- prio funcionamento de acordo com seus interesses na vida, funcionamento integrado e bem-estar.
O autocuidado é um conceito estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tratando-se da forma como a população estabelece e mantém a própria saúde, e como previne e lida com as doenças.
Cuidar deriva do latim cogitare que significa 'imaginar' 'pensar', 'meditar', 'julgar', 'supor', 'tratar', 'aplicar' a atenção, 'refletir', 'prevenir' e 'ter-se'. Cuidar é o 'cuidado' em ato. A origem da prática de cuidar teve seu início restrito ao espaço doméstico, privado, particular.
Está relacionado com a capacidade de o indivíduo suprir suas necessidades e satisfazer-se com a vida. A saúde, por sua vez, de acordo com a OMS, refere-se ao bem-estar. Considera-se que, para um indivíduo ter saúde, ele deve viver o estado mais completo de bem-estar físico, mental e social.
Tem mais depois da publicidade ;) Para a OMS, saúde é: “O estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” Com essa definição, vemos que não é necessário apenas não ter doenças para ser saudável, sendo fundamental estar bem em vários aspectos da vida.
Uma antiga definição de saúde fazia referência apenas à ausência de doenças. Mas, atualmente, compreende-se a saúde como um conjunto de ações, hábitos e condições que proporcionam o bem-estar geral do ser humano: a qualidade de vida.
Você toma os cuidados básicos para ter boa saúde?
Cinco hábitos para você ter mais saúde
Assim, podemos dizer que ter bem-estar é a capacidade de uma pessoa suprir as suas necessidades e se satisfazer com a vida, enquanto ter saúde significa viver em um estado de mais completo bem-estar físico, mental e social.
Para ter saúde, é necessário estar bem física, mental e socialmente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”.
“Bem-estar” é uma expressão muito utilizada em nosso dia a dia, mas sua compreensão foi mudando ao longo dos anos. Atualmente, o conceito se tornou mais amplo: está relacionado à percepção da saúde nos aspectos mental, emocional, social e físico. ...
Estar mentalmente saudável significa estar bem consigo e com os outros, conseguir aceitar as situações adversas e saber lidar com emoções boas e ruins, reconhecendo sempre seus limites — inclusive, buscando ajuda quando necessário.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Esportes podem ser definidos como atividades físicas que visam equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física/mental. Além disso, é possível afirmar que os esportes são atividades sujeitas a regulamentos e que geralmente visam à competição entre os praticantes.
Esportes praticados com a participação de duas ou mais pessoas. Esportes Coletivos são jogos oficializados, praticados por duas ou mais pessoas em oposição à equipe adversária. ... Além de atividade física com o objetivo de recreação, o esporte passou a ser um instrumento de desenvolvimento social.
As lutas são caracterizadas pelo uso de técnicas de agarramento, derrubadas e golpes que podem ser realizadas por dois ou mais competidores. ... As técnicas de lutas estão presentes nas artes marciais e também em sistemas militares.
Mestre de Kung Fu conta como surgiram diferentes tipos de lutas. Segundo registros históricos, a origem da expressão “arte marcial” vem da cultura ocidental. O termo refere-se, mais especificamente, às habilidades de guerrear e de lutar ensinadas ao homem por Marte, deus greco-romano da guerra.
Os princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/ defesa, imprevisibilidade, oponente/alvo e regras) regem as Lutas e as caracterizam.
O substantivo luta do latim lucta, significa “combate, com ou sem armas, entre pessoas ou grupos; disputa”.
A palavra “luta” vem do latim lucta e pode ser definida como combate entre duas ou mais pessoas, com ou sem uso de armas. As lutas estão presentes há séculos na cultura de muitas civilizações, seja como rito, prática religiosa, preparação para a guerra, jogo ou exercício físico.
Lutas são atividades em que são utilizadas técnicas de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão, combinando movimentos de ataque e defesa (BRASIL, 1998).