O tratamento da doença da arranhadura do gato é feito com antibióticos como Amoxicilina, Ceftriaxona, Clindamicina, de acordo com a orientação do médico para que a bactéria consiga ser eliminada de forma eficaz.
A doença da arranhadura do gato é uma infecção causada pela bactéria Gram-negativaBartonella henselae e transmitida por um arranhão ou mordida de um gato infectado causando, com frequência, a formação de um caroço com uma crosta e inchaço dos linfonodos.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Antibióticos betalactâmicos como penicilinas e cefalosporinas não apresentam ação contra a Bartonella henselae. O tratamento de escolha são medicamentos macrolídeos como azitromicina e eritromicina, podendo ainda ser utilizadas doxicilina, rifampicina, sulfametoxazol+trimeprim e quinolonas.
A bartonelose, ou doença da arranhadura do gato, é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria do gênero Bartonella. Possui distribuição mundial, sendo mais prevalente em áreas favoráveis ao desenvolvimento do vetor (pulgas).
O diagnóstico de infecções do sistema nervoso central pode ser realizado demonstrando a presença de anticorpos específicos produzidos por via intratecal.