EQST

O Que Farmacogentica Exemplifique?

O que é farmacogenética exemplifique?

Farmacogenética diz respeito às variações na resposta a fármacos decorrentes da constituição genética. A atividade das enzimas metabolizadoras de fármacos, em geral, varia muito entre indivíduos sadios, tornando o metabolismo amplamente variável. Os índices de eliminação variam até 40 vezes.

Qual a importância do estudo da farmacogenética para o tratamento das doenças?

A farmacogenética é a área da genética responsável por estudar os impactos da variabilidade genética na população sobre os efeitos na terapia com medicamentos, com a finalidade principal de minimizar os efeitos adversos e otimizar os efeitos terapêuticos.

Quais as possíveis variações na resposta a um fármaco?

É importante notar que os fatores que causam variações na resposta a droga são numerosos e complexos (2). As principais causas de variabilidade individual na resposta à mesma dose de um fármaco são: idade, fatores genéticos, fatores imunológicos, estados patológicos e interações entre fármacos (4).

Qual a diferença entre farmacogenética e farmacogenômica?

A farmacogenética trata de casos de mutações de gene único e sua interferência na resposta ao medicamento. A farmacogenômica por sua vez trata de maneira muito mais ampla, levando em conta a dinâmica presente entre mutações de genes diferentes e sua ligações e utilizando de tecnologias de análise completa de genoma.

Qual a importância da farmacogenética?

A aplicação da farmacogenética tem como principal objetivo mudar alguns aspectos da prática terapêutica, uma vez que possibilitará a avaliação da base genética da resposta ao fármaco e à toxicidade em pacientes, possibilitando, portanto, a identificação da droga e da dose eficaz para cada paciente.

O que são polimorfismos genéticos e como eles se relacionam a farmacogenética?

A farmacogenética é uma área da farmacologia clínica que estuda como diferenças genéticas entre indivíduos podem afetar as respostas às drogas. Neste sentido, polimorfismos genéticos em enzimas metaboliza- doras, transportadores ou receptores contribuem para as variações nas respostas a medica- mentos.

Como ocorre o polimorfismo?

Polimorfismo ocorre quando uma subclasse redefine um método existente na superclasse, ou seja, quando há métodos sobrescritos (overriding).

Como a genética idade e etnia podem influenciar na atividade dos fármacos?

O estudo da influência das diferenças genéticas sobre a resposta às drogas é chamado farmacogenética. Em razão de sua constituição genética, algumas pessoas metabolizam medicamentos lentamente, promovendo um acúmulo do medicamento no organismo, o que causa toxicidade.

Quais fatores podem afetar as ações dos fármacos?

Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.

Quais fatores podem interferir na absorção de um medicamento?

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Quais as principais causas de toxicidade com fármacos?

Pode haver maior tendência a rea- ções medicamentosas adversas em pacientes com condições preexistentes, como disfunção hepática ou renal, função imune deprimida ou gravidez. A determinação clínica da toxicidade de um fármaco nem sempre pode ser direta: conforme obser- vado no caso da Sra.

Como ocorre a intoxicação medicamentosa?

A intoxicação é o conjunto de sinais e sintomas que surgem pela exposição a substâncias químicas tóxicas para o organismo, como remédios em doses excessivas, picadas de animais venenosos, metais pesados, como chumbo e mercúrio, ou exposição a inseticidas e agrotóxicos.

O que é uma intoxicação medicamentosa?

A intoxicação é um efeito medicamentoso dose-dependente, variável com a predisposição individual do usuário e com as várias interações enzimáticas de indução ou inibição do metabolismo da droga.

Qual é o sintomas de intoxicação?

A intoxicação pode provocar reações e sintomas adversos, dependendo da quantidade do produto ingerido ou aspirado. Alguns sintomas incluem: vermelhidão e coceira na pele, vômitos, febre, suor intenso e convulsões. Os agravantes das intoxicações podem chegar ao coma ou até a morte.

O que é bom para desintoxicar medicamentos?

O tratamento padrão nos casos de intoxicação de medicamentos consiste em: lavagem gástrica, eméticos, uso de antídotos (medicamentos com efeito contrário ao ingerido pelo paciente), carvão ativado, entre outros.

Quanto tempo dura uma intoxicação?

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que te infectou e quais as suas condições de saúde no geral.