Segundo o grupo, além de brincalhão, o Saci é doido por comida. Ele tem paladar bem brasileiro e é da fartura: gosta de começar o dia com banana, mingau e café coado bem ralinho. Adora frutas e costuma tomar sucos na hora do almoço – cachaça só para abrir o apetite antes das refeições.
O saci, também conhecido como saci-pererê, saci-cererê, matimpererê, matita perê, saci-saçurá e saci-trique, é um personagem bastante conhecido do folclore brasileiro. Tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro.
Fazendo o Saci com tubo de papel higiênico Primeiramente, para fazer um Saci Pererê com tubo de papel higiênico, pintamos o rolo com tinta preta. Passe duas mãos para um melhor efeito. Depois, recorte o papel vermelho (no nosso caso, optamos pela cartolina) e faça um cone. Esse será a carapuça do Saci.
Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. ... Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci dentro de uma garrafa.
Suas principais travessuras são trançar os cabelos dos animais durante a noite, fazer sumir objetos (como os dedais das costureiras), e ainda, assobiar de maneira muito estridente para assustar os viajantes.
O Saci – Pererê é um menino sapeca que vive nas matas do Brasil. Ele tem a pele mais negra do que o carvão em noite escura e usa na cabeça uma carapuça vermelha. Elas correm e gritam apavoradas enquanto o Saci dá gostosas gargalhadas ! ...
Dizem que o saci-pererê se diverte dando nó nas crinas e rabos dos cavalos, assustando as galinhas, fazendo o leite azedar e provocando todo tipo de bagunça dentro das casas. Personagem muito conhecido do folclore, ele é um menino negro, com uma perna só, que usa um gorrinho vermelho e um cachimbo.
COMO PRENDER UM SACI NA GARRAFA
Resposta. Resposta: Prega peças com as pessoas, assim dando medo a elas e fazendo suas travessuras.
Saci-pererê é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro e faz menção a um negrinho travesso que possui uma perna apenas, mora nas florestas e comete diversas travessuras contra viajantes e moradores das zonas rurais.
Mas a vida do saci não foi só alegria. Nascido em meio à floresta amazônica, Erinaldo é professor primário e trabalhava como técnico de informática em Belém do Pará quando um acidente de carro arrancou-lhe a perna.
Curupira é oriundo do tupi e existe divergência entre os especialistas a respeito do seu significado. A definição mais conhecida é a que determina que curupira significa “corpo de menino”, mas existem outras definições, como “coberto de pústulas” ou “pele de sarna”.
Suas características físicas são bastante conhecidas, a lenda diz que o curupira é pequeno (alguns chamam-no de “anão”), tem os cabelos vermelhos como fogo, e seus pés são posicionados ao contrário, com os calcanhares para frente.
Quem é o Curupira? A figura mais controversa do Folclore Brasileiro — não se sabe ao certo se ele representa o bem ou o mal — é um molequinho de cabelos vermelhos, corpo peludo, dentes brilhantes e pés virados para trás, que enganam a quem o persegue, pois sempre apontam pegadas para o lado oposto.
Lendas do folclore
São caracterizados por personagens e eventos mágicos que não podem ser comprovados como verdadeiros. Já a lenda é uma narração escrita ou oral, na qual os fatos históricos foram modificados pela imaginação popular ou pela imaginação poética.