O espermograma é o principal exame para avaliação da fertilidade masculina. A capacitação é um exame complementar ao espermograma. ... O processamento seminal permite avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides recuperados e viáveis após processamento.
O espermograma é um exame comumente realizado pelo homem como forma de avaliar as características do sêmen e espermatozoides. Ele não é capaz de definir o homem como fértil ou infértil, pois não possui complexidade para nos informar sobre a qualidade e função dos espermatozoides.
Outro exame bastante utilizado pelos médicos para verificar a reserva ovariana é o ultrassom transvaginal, um exame de imagem que deve ser feito nos primeiros dias do ciclo menstrual e permite saber quantos folículos a mulher ainda possui. Menos de dez indica baixa reserva; mais de 20, alta.
Costumamos dizer que o melhor “exame” para avaliar a qualidade dos óvulos é perguntar “Quantos anos você tem?”. Portanto, qualidade se relaciona com idade. E quantidade, com a reserva ovariana, que pode ser estimada com exames como contagem de folículos antrais, FSH e hormônio anti-mülleriano.
Que testes estão disponíveis para verificar a ovulação? Os exames de sangue para medir os níveis de hormônio. Estradiol (um tipo de hormônio estrogênio) é produzido pelo folículo à medida que cresce, esses níveis sobem rapidamente pouco antes da ovulação.
O acompanhamento do ciclo menstrual, por meio do ultrassom transvaginal, permite também detectar o período da ovulação. Em geral, são suficientes 3 a 4 exames, realizados entre 10º e 16º dias do ciclo menstrual. Embora seja também técnica precisa, é mais trabalhosa e necessita acompanhamento médico.
A ovulação gera alguns sintomas característicos que incluem: