A Instrução CVM 617 entrou em vigor em 1/10/2020 e trouxe aprimoramentos significativos nos processos de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLDFT).
Os valores mobiliários são os títulos financeiros negociados diariamente no mercado financeiro, que podem ser de propriedade ou de crédito. Quem fiscaliza e controla esses ativos é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para que os investidores tenham mais segurança e transparência ao comprar e vender títulos.
Tipos de Valores Mobiliários
Os títulos públicos são um investimento de Renda Fixa. Todo e qualquer título de renda fixa (como também CDB, LCI e LCA) tem as seguintes características: são emitidos por bancos/instituições financeiras/governo. sua emissão tem o objetivo de captar recursos.
Para investir em títulos públicos é preciso ter um CPF e uma conta corrente em uma instituição financeira, banco ou corretora. A instituição, também chamada agente de custódia, irá intermediar as transações. Escolhida a instituição, ela abrirá uma conta para o interessado operar com o Tesouro Direto.
Quais são as 5 principais opções para investir em títulos públicos?
Acesse o simulador do Tesouro Direto e veja qual o melhor título para investir hoje. O Tesouro IPCA+2026, por exemplo, está oferecendo hoje a rentabilidade do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mais 2,74% ao ano. Os títulos Prefixados podem ser encontrados com rentabilidade entre 5,19% a 7,45% ao ano.
Para quem busca alta liquidez e prazos mais curtos de investimento, o Tesouro Selic faz mais sentido. Já para os investidores que desejam manter o título até a data de vencimento em um prazo médio de tempo, o Prefixado poderá valer mais a pena.
Em termos percentuais fixos, em setembro de 2020, o título que melhor remunera os investidores é o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2031, que paga 7,24% ao ano. Porém, se a inflação subir, um forte candidato é o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2055, que hoje paga 4,03% mais o índice IPCA.
Indexados ao IPCA