O orçamento matricial, também chamado de gerenciamento matricial de despesas (GMD), é uma metodologia para planejamento e controle orçamentário onde as receitas e despesas são analisadas, cruzando linhas e colunas, como em uma matriz.
A metodologia do orçamento matricial foi desenvolvida em meados de 1998, influenciada pelos conceitos do orçamento base zero, tendo como característica principal os ciclos contínuos de re- dução de custos e despesas.
O orçamento matricial O modelo matricial, por sua vez, apresenta um orçamento colaborativo, pois demanda a participação de dois gestores para cada despesa e setor. O orçamento é construído sobre uma matriz, dividia em dois eixos: entidades e pacotes.
O OBZ é uma é uma ferramenta estratégica utilizada pelas empresas na elaboração do Planejamento Orçamentário para um determinado período a partir de uma base zerada, ou seja, sem levar em consideração as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos de exercícios anteriores (a famosa Base Histórica).
O Orçamento Base Zero não leva em consideração a média de despesas dos últimos anos da empresa e sim, orça individualmente cada centro de custo. No período de orçamento, cada área detalha todos os gastos previstos, portanto, começando do zero e evitando desperdícios.
O orçamento Base Zero define que todos os gastos sejam detalhadamente justificados e avaliados. Para isso a sua estrutura considera três níveis: Pacote de base zero (PBZ) Representado por um documento de identificação e avaliação de cada uma das atividades.
O Orçamento Base Zero é uma técnica contábil utilizada em empresas para planejar o plano orçamentário de um determinado período ignorando as receitas, custos, despesas e investimentos dos anos anteriores. ... Esse modelo é muito utilizado em empresas que desejam controlar o orçamento e diminuir custos.
O Orçamento Base Zero é uma metodologia diferente da tradicional, já que projeta receitas, despesas e custos sem considerar os exercícios anteriores.
Vimos no artigo anterior que o OBH é o Orçamento Base Histórico, o OBZ é o Orçamento Base Zero. O OBH é o mais comum de ser implantado, se verifica o que foi gasto no exercício anterior, se coloca uma pequena margem para embutir inflação & outros e, as apropriações estarão planejadas.
O Orçamento Base Histórico (OBH) se parece mais com o pensamento do segundo grupo de pessoas que citamos no começo do texto. Também conhecido apenas como Orçamento Histórico, é gerado a partir dos números do ano anterior. ... É com base neste princípio que o orçamento histórico atua.
São eles:
No e-book você vai encontrar sobre estas 8 Metodologias de Gestão Orçamentária:
1. O Orçamento Estático. Esta é a metodologia orçamentária mais comumente adotada. Com base em um cenário definido (faturamento, produção, vendas etc.), estipula-se seu desdobramento a todos os setores, departamentos e atividades da empresa.
Iniciando pelo modelo tradicional ou clássico.
Orçamento público é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria, entre outros).
Período definido para fins de segregação e organização dos registros relativos à arrecadação de receitas, à execução de despesas e aos atos gerais de administração financeira e patrimonial da administração pública.