A história do forró reúne muitas curiosidade e características que marcam bastante a cultura nordestina. Derivado do nome “forrobodó”, que significa confusão, arrasta-pé, ou farra, o forró surgiu no século XIX, na região de Pernambuco, onde eram realizados bailes populares.
Ele surgiu nas construções das estradas de ferro no Nordeste, onde alguns ingleses moravam. Naquela época, os ingleses faziam várias festas, porém poucas eram abertas à população. Quando o acesso era liberado para o público geral, na entrada havia um cartaz com a seguinte frase: “For All”, ou seja, “para todos”.
Segundo Câmara Cascudo, forró vem de “forrobodó”, uma palavra de origem banto, (uma etnia africana vinda ao brasil pelos escravos) que significa pé-de-valsa, gafieira, arrasta-pé, farra, confusão. Uma curiosidade: no idioma húngaro, Forró significa “Quente”. ... O forró é uma das maiores manifestações musicais do Nordeste.
Existem três tipos de forró atualmente.
O forró, que abrange a dança e a música, se constitui em manifestação genuína e sincrética da cultura popular, posto que une elementos do batuque, uma dança proveniente da cultura africana, com elementos rítmicos europeus e indígenas.
O forró chegou ao Brasil no século XIX. É uma dança típica praticada no Norte e no Nordeste, onde é muito forte. A prática do forró é muito comum nessas regiões, em especial no nordeste onde existem festas específicas em culto ao forró e aos reis desse gênero musical, como Luiz Gonzaga.
Luiz Gonzaga
Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.
O forró eletrônico ou forró estilizado é um subgênero do forró originado no início da década de 1990, que procura mesclar elementos tradicionais do forró com outros gêneros musicais, adotando fortes influências da pop, do rock, do sertanejo, do axé music e da lambada, mas não discernindo a base original do ritmo.
Resposta: O Forró é uma festa originária da Região Nordeste do Brasil, bastante popular e comum, especialmente nas festas juninas. O nome da festa forró é usado para nomear distintos gêneros musicais como o xote, baião, arrasta-pé e o xaxado, por isso quem não conhece suas histórias, as confundem com um gênero único.
Os passos principais são:
Dependendo do estilo de música tocada – baião, xote, xaxado, forró universitário ou eletrônico – a maneira de dançar também é alterada. Os principais destinos para quem aprecia dançar forró são: Itaúnas (ES), Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).
Principais representantes do forró
As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, dos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e da Região Centro-Oeste.
As três categorias de forró mais comuns no Brasil conforme Quadros Junior e Volp (2005), são: a) Baião, Forró Pé-de-serra e xote.
De acordo com o conceito divulgado no site da Wikipédia: Forró é a denominação de vários gêneros musicais surgidos no Nordeste do Brasil. Entre vários ritmos diferentes que são comumente identificados como Forró destacam-se o baião, o coco, o rojão, a quadrilha, o xaxado e o xote.
Confira abaixo quais foram os cantores de forró que mais dominaram as paradas de sucesso esse ano:
Vários ritmos nordestinos são utilizados como base para essa manifestação cultural, como o. baião, o xote, o xaxado e o coco. Para esse. autor, apesar das marcações rítmicas diferentes.
a) Forró / salsa: Celebração de um dia de chuva após período de seca, grande alegria;. b) Tango: Luto, perda de vida humana, tristeza; c) Vals: Súplica, pedidos e desejos de paz para o mundo.
Forró pé de serra, também conhecido como forró ou forró tradicional, é uma expressão usada para designar o grupo de gêneros musicais originários da festa do forró, os quais são executados tradicionalmente por trios instrumentais com acordeon (sanfona), zabumba e triângulo.