4 dias
7 - Qual o tempo mínimo para retirar o escoramento de uma escada? Depende muito do modelo da escada. Para não correr nenhum risco é melhor retirar em 28 dias, pois é geralmente o tempo para a secagem de um concreto.
Para fazer a contraflecha deve-se calcular o centro exato do cômodo, traçando um X a partir dos cantos de paredes. No meio do X, que será o centro do cômodo, coloca-se uma escora extra, com um calço em forma de cunha, forçando-o pelo menos de 3 a 5 centímetros em relação ao restante.
Para a cura, molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo, durante pelo menos os primeiros 7 dias. A laje deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira. O ideal e 4 dias, mas depende de qual o concreto utilizado, mpa, slump. Se foi batido a mão fica nos 4 dias.
É necessário molhar a laje! Isso está relacionado com a cura do concreto. O concreto não adquire a resistência requerida imediatamente após a sua solidificação, o processo de endurecimento ocorre ao longo de vários dias enquanto ocorre uma reação química entre o cimento e a água, chamada de hidratação.
O fato de não poder se concretar laje com chuva, também se aplica em não poder concretar pisos industriais, e qualquer estrutura que fique exposta em períodos chuvosos.
Macete 01: Antes de iniciar a concretagem as fôrmas devem ser molhadas para evitar do madeirite “chupar” água do concreto.
Antes mesmo da concretagem propriamente dita, é necessário verificar alguns aspectos, como limpeza e umidade das fôrmas. A atenção deve continuar após a execução, visto que durante a cura é necessário ter cautela em relação às escoras e a patologias que possam vir a aparecer.
ADENSAMENTO: o concreto deve ser vibrado ou socado contínua e energicamente imediatamente após o lançamento, de maneira a preencher todos os espaços na fôrma; evitar a vibração da armadura; no adensamento manual, as camadas não devem exceder 20 cm; se utilizar vibrador mecânico, a camada deve ser no máximo igual a 3/4 ...
Cuidados na fase de pré-concretagem 1 – Limpeza manual para retirada de quaisquer sujeiras e resíduos; 2 – Limpeza com lavadora de alta pressão para retirada de qualquer resquício mais encrostado; 3 – Utilização de ímãs para a retirada de quaisquer fragmentos de peças metálicas que tenham ficado presas à fôrma.
Os principais pontos a serem conferidos quando a montagem do pilar está pronta são: Verificar se o desmoldante foi aplicado nas fôrmas. Checar o posicionamento das galgas e dos espaçadores e se o espaçamento entre tensores ou barras de ancoragem atendem ao projeto.
Para determinar a resistência do concreto (em fck), o mais comum é a realização do ensaio de compressão uniaxial, seguindo as diretrizes da ABNT NBR 5739 – Concreto – Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos.
A evolução da resistência do concreto com o tempo depende de vários fatores, um deles é o tipo de cimento utilizado. Para os dois tipos de cimentos utilizados nesse estudo foi produzido um gráfico com linhas da resistência em função das idades, demonstrado na Figura 06. Fonte: O Autor, 2017.
O concreto de uma estrutura deve ser especificado através de sua resistência característica à compressão (fck), estimada pela moldagem e ensaios de corpos de prova cilíndricos aos 28 dias de idade. Nas obras, geralmente não são realizados ensaios de resistência à tração do concreto.
Concreto FCK 20 com brita 1 Indicado para contrapiso, calçada e laje, desde que não seja construído outro pavimento (cômodo) sobre a mesma, esse concreto é mais barato, pois possui menos cimento em seu traço, tendo um pouco menos de resistência que o traço acima, mas nada que comprometa a segurança da construção.
Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Fck do concreto em MPa.