Trata-se, portanto, de uma disciplina das Ciências Sociais que lida com o estudo de sistemas de governo, análises de comportamento político e de atividades políticas em geral. ...
A ciência política tem como principal objeto de estudo a análise das instituições políticas e os fenômenos políticos de um dado governo.
“A Ciência Política parte de um conceito básico: a sociedade política, ou Estado é uma sociedade como as demais. […] como uma associação de indivíduos reunidos para atingir determinada finalidade,sob direção de uma autoridade capaz de conduzi-las ao fim almejado”.
O termo Estado (do latim status: modo de estar, situação, condição) data do século XIII e se refere a qualquer país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado, bem como designa o conjunto das instituições que controlam e administram uma nação.
Uma relação de poder se forma no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outro. ... Então não se deve conceber que a fonte do poder político é unicamente o Estado, pois existem relações de poder em qualquer relação de interesses entre dois ou mais sujeitos, sejam eles animais, pessoas ou entidades.
O Poder Político pode ser entendido, portanto, como a capacidade de influenciar as ações dos sujeitos inseridos em um contexto social por meio das instituições políticas que regimentam as relações desse espaço. Essa, entretanto, é apenas uma das inúmeras interpretações do conceito de Poder Político.
“O Estado é uma relação de homens dominando homens, relação mantida por meio da violência legítima (isto é, considerada como legítima). ... Assim, na visão de Weber, o Estado é a “estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio do constrangimento físico legítimo” (FREUND, 1987, p. 159).
Temos hoje essa soberania exercida pelo povo através de seus representantes. Como já percebemos, o Estado tem poder. Esse poder é legitimado pelo direito, que é a regra emanada da sociedade e fundamentada na lei moral e na lei social. ... Porém, para o poder ser legítimo há de ser criado por pessoas legitimadas.
Resposta: O estado tem várias formas exercer o seu poder. Primeiramente podemos dizer que é ele que comanda o dinheiro público, destinando-o para o lugar que bem entender. Assim, é o Estado que define a qualidade da educação de seu país, da assistência social e da segurança.
Poder (do latim potere) é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir, mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império. ... Uma relação de poder pode se formar por exemplo, no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outra pessoa.
Entende-se o Estado como uma instituição que tem por objetivo organizar a vontade do povo politicamente constituído, dentro de um território definido, tendo como uma de suas características o exercício do poder coercitivo sobre os membros da sociedade.
Muito tem se discutido sobre o papel da política na sociedade moderna. ... O uso da política, da conversação e da negociação são essenciais para que pendências entre diversos interesses sejam, se não equacionadas, pelo menos equiparadas, tendo como objetivo benefícios comuns e recuos necessários para o entendimento.
O Estado desde de sempre utilizou seus poderes para restingir a vida do cidadão então isso não é novidade, mas atualmente com a ascensão dos meios tecnológicos, hoje o Estado rastreia a sua vida e decide sobre ela como por exemplo decidir se você pode ou não importar feijão de outro país sem pagar o imposto de ...
De outro modo, o Estado pode interferir arrecadando mais ou menos impostos que o governo seja ele de uma cidade ao país, o que pode fazer com que governantes do estado enriqueçam, ou não tenham capital o suficiente para realizar projetos ou pagar trabalhadores.
O Estado se faz presente através da efetividade da segurança pública, da garantia de acesso à saúde, por meio de políticas públicas de inclusão social afim de diminuir as desigualdades sociais decorrentes do histórico social de exclusão, se faz presente através do judiciário que preza pelo cumprimento da Lei e ...
O estado está diretamente ligado as nossas experiências em sociedade como um todo, pois nossa constituição promulgada em 1988 valida os direitos do cidadão bem como seus deveres, e, a liberdade dentro da democracia.
como esses valores e ações se fazem presentes em seu cotidiano: liberdade igualdade justiça arbitrariedade submissão e de extinção.
O papel ideal para o Estado é o de regulador e incentivador do desenvolvimento, atuando, fortemente, para oferecer serviço adequado à população, que paga, através de impostos, por serviços essenciais, como saúde, segurança e educação. ...
Pode ser entendido como uma nação: o Estado Brasileiro. É uma organização política administrativa que tem ação soberana, ocupa um território, é dirigido por um governo próprio e se institui pessoa jurídica de direito público internacionalmente reconhecida.
Resposta. Resposta: Na minha opinião, o Estado teria que intervir os açambarcadores e propor um valor mais baixo para as lãs de modo que esse produto seja acessível a todos.
O papel social do estado é fazer com que as leis sejam impostos e cumpridas, já o papel das leis é impor ordem na sociedade. Para melhorar a relação com as leis deve-se respeitá-las a fim de agir com ética, de forma a entender que a lei existe para proteger os cidadães e organizar a sociedade.
Segundo a teoria da separação de poderes, o Estado, na atuação de seu poder, exerce três funções distintas, quais sejam, a função legislativa, a função executiva e a função jurisdicional. ... Já as funções jurisdicional e administrativa corresponderiam à aplicação da legislação aos concretos.
Quais é o papel do governo? Um governo é responsável pela criação e aplicação das regras de uma sociedade, defesa, relações exteriores, economia e serviços públicos.
Lei (do verbo latino ligare, que significa "aquilo que liga", ou legere, que significa "aquilo que se lê") é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito.
É espécie de ato normativo com alcance geral que prescreve regra emanada do poder legislativo e promulgada pelo chefe do poder executivo. É uma norma escrita, com forma previamente estabelecida, que cria, modifica ou extingue regras jurídicas.
A função social do direito é o fim comum que a norma jurídica deve atender dentro de um ambiente que viabilize a paz social. ... A norma jurídica e criada para reger relações jurídicas, e nisso, a disciplina da norma deve alcançar o fim para o qual foi criada.