A carga glicêmica (CG) é um produto do índice glicêmico (IG) e da quantidade de carboidrato presente na porção de alimento consumido, comparado com o alimento padrão.
O que fazer para reduzir o índice glicêmico?
O cálculo seria realizado a partir da seguinte fórmula: IG = área da curva glicêmica do alimento/área correspondente do alimento controle x 100. Já a carga glicêmica (CG) é um indicador de qualidade e quantidade de carboidrato, a partir de uma determinada porção consumida desse nutriente pela dieta.
Como já sabemos, a CG é relacionada à quantidade de carboidratos em uma porção de alimento que consequentemente impacta sobre o açúcar no sangue. Já o IG é o índice que indica a rapidez com que o carboidrato é digerido pelo organismo e liberado no sangue como açúcar.
O índice glicêmico é a quantidade e a velocidade que o açúcar é liberado no sangue. Ao consumir o carboidrato de um alimento com muito açúcar, o organismo libera mais insulina, que produz gordura....Veja o índice glicêmico de alguns alimentos:
Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos e têm mais fibras. Além de limparem o organismo, dão energia, ou seja, não deixam o corpo “desanimado” durante a dieta. Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso.
Saiba quais são as as frutas com baixo índice glicêmico
“Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos, têm mais fibras e também garantem energia. Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso”, esclarece Camila Torreglosa.
A partir dos valores de índice glicêmico, os alimentos são classificados em 3 categorias: Baixo IG: quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55; Médio IG: quando o índice glicêmico está entre 56 a 69; Alto IG: quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.