Para isso, o usuário precisa saber como pegar o certificado da Una-SUS....Acesse o endereço: https://acesso.unasus.gov.br/acesso/ajuda;
Para receber o certificado é necessário realizar 100% do módulo. Qual a nossa missão? Com o slogan, “AVASUS: Conhecimento livre e aberto em saúde”, a missão do AVASUS é promover conhecimento integrado e acessível em educação para a saúde. Como fazer login no AVASUS?
A Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, é um sistema de educação a distância voltado aos profissionais de saúde, tendo como objetivo oferecer cursos online gratuitos de extensão, aperfeiçoamento, especialização e mestrados profissionais.
Os cursos podem ser desenvolvidos tanto pelas Instituições de Ensino Superior que compõem a Rede UNA-SUS, quanto pela Secretaria Executiva. Qualquer profissional de saúde pode se inscrever e ser certificado nos cursos oferecidos pelo Sistema UNA-SUS, desde que atenda aos pré-requisitos descritos em cada oferta.
Contratação de prestadores de serviço. Uma estratégia interessante para melhorar os serviços do SUS é a contratação de prestadores de serviços terceirizados, sendo uma das formas de contratação de pessoas jurídicas pelo ente público.
População pode ajudar a melhorar qualidade do SUS por meio da Ouvidoria. Para melhorar o atendimento e ampliar a transparência do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde vem aprimorando os mecanismos de comunicação direta com o cidadão.
Como melhorar a qualidade de vida
4 soluções para o atendimento público de saúde
Como melhorar a saúde pública no Brasil?
1. Tornar a Atenção Básica mais resolutiva: uma atenção básica resolutiva é capaz de tratar cerca de 80% dos problemas de saúde da população. Ganha o sistema, que consegue atuar com maior eficiência, e ganha a população, com a redução do agravamento de doenças crônicas e outras condições. 2.
Os principais desafios da saúde pública no Brasil são: Falta de médicos: O Conselho Federal de Medicina estima que exista 1 médico para cada 470 pessoas. Falta de leitos: Em muitos hospitais faltam leitos para os pacientes. A situação é ainda mais complicada quando trata-se de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Por que o SUS tem encontrado dificuldades em avançar? Financiamento insuficiente; formato de organização de serviços e produção de cuidados ainda inadequados e, para completar, descrédito quanto a nossa capacidade para mudar esta situação, responde Gastão Wagner.
O SUS apresenta três grandes problemas estruturantes: no plano da organização macroeconômica, a segmentação que conduz ao dilema entre a universalização e a segmentação; no plano da organização microeconômica, a fragmentação do sistema e seu modelo de gestão; e no plano econômico, o seu subfinanciamento.
Entre as conquistas destacadas estão: o controle e a eliminação de doenças por meio da vacinação, socorro para 110 milhões de pessoas na rede pública, assistência farmacêutica, financiamento de transplantes e uma vigilância sanitária atuante.
Assim, ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, e diversas ações nesse campo.
Os desafios fundamentais a serem enfrentados, quando se objetiva alcançar um patamar mais eficiente de atenção à saúde, podem ser resumidos em quatro aspectos centrais: financiamento, gestão, acesso e qualificação dos profissionais. Para a melhoria desses pontos, são necessárias políticas consistentes e contínuas.
10 desafios para a Saúde brasileira, pelo próprio ministro
O princípio de descentralização que norteia o SUS ocorre, especialmente, pela transferência de responsabilidades e recursos para a esfera municipal, estimulando novas competências e capacidades político-institucionais dos gestores locais, além de meios adequados à gestão de redes assistenciais de caráter regional e ...
A criação do SUS em 1990 pela lei 8080, fez que o dever do Estado de promover políticas sociais e econômicas para a promoção, proteção e recuperação da saúde seja descentralizado. ... Assim, se tornou uma responsabilidade da União, os Estados e os Municípios conjuntamente.
A descentralização é um fenômeno de grande importância e bastante positivo para que se possa administrar um país como o nosso, entretanto, é necessário que haja o combate a práticas de improbidade e outros crimes contra o patrimônio público.
O SUS acredita que a pessoa bem informada exerce melhor a cidadania e pode contribuir ativamente com a ampliação do conceito de saúde e de qualidade de vida.
No Brasil, saúde e cidadania estão intimamente ligadas. Isso se dá a partir do princípio da participação popular do SUS, que permite que o cidadão comum tenha poder de influenciar na qualidade dos serviços do setor.
A participação popular faz-se importante pois contribui para o melhor funcionamento da saúde à medida que possibilita a otimização do planejamento das ações, promoção do auto cuidado, fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS e outros.
A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde. ... Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, e dá outras providências.
A participação popular na gestão da saúde é prevista pela Constituição Federal de 1998, em seu artigo 198, que trata das diretrizes do SUS: descentralização, integralidade e a participação da comunidade.
L8142. LEI Nº 8.
A participação social é também denominada “participação comunitária” no contexto da saúde, sendo estabelecida e regulada pela Lei nº 8.