A tradicional capa, ou primeira capa, é o cartão de visitas do livro, onde aparecem as principais informações como: nome do livro, nome do autor, editora e elementos gráficos. A segunda capa é a parte oposta à primeira capa. ... Já a quarta capa, ou contracapa, é a parte "traseira" de um livro.
Após a reforma ortográfica, o prefixo contra- passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "a" ou "h". Como a palavra "capa" inicia com "c", o correto é contracapa, sem hífen.
Quando presente, o posfácio acrescenta, ao final do livro, informações sobre a obra ou traz um ponto de vista sobre ela. Da mesma forma que ocorre com o prefácio e o prólogo de uma obra, o posfácio não deve ser confundido com o epílogo: este último é o desfecho da narrativa.
A lombada do livro é um aspecto importante no design dos livros, especialmente no design da capa. Quando os livros estão empilhados, ou guardados em uma prateleira, a lombada é visível apenas a superfície que contém as informações sobre o livro.
A primeira capa, que é a principal, é também identificada como capa frontal. A segunda e terceira capas são as partes internas da capa. A quarta capa é a última capa, o verso do livro, onde colocamos o texto de apresentação da obra. E justamente a segunda e terceira capas é que são, tecnicamente, as contracapas.
Vamos conhecer cada parte que compõe um LIVRO! Folhas de guarda: são folhas em branco alocadas no início e no final do livro. Falsa folha de rosto: folha na qual contém apenas o título e subtítulo da obra (é opcional).
Cortes – As margens das folhas que constituem o miolo. Em livros mais luxuosos encontram-se frequentemente pinturas ocultas (designadas por pintura no corte) ou margens douradas [corte dourado] (alisadas e pintadas, normalmente a folha de ouro ou tinta dourada).
Prefácio e apresentação Pode ser importante apresentar a obra ao público, fazer um estudo sobre ela, mostrar a que veio. Isso é feito pelo próprio autor, e aí costuma se chamar apresentação. No entanto, é mais comum que os autores convidem outros autores, mais importantes e reconhecidos, para falar sobre a obra.
As orelhas dos livros são formadas pela capa, e são onde se costuma escrever elementos do livro, como curtas biografias do autor, sinopse ou extratos do livro. E servem para que você se identifique ou não com o livro e se aventure a lê-lo, ou não.
Os livros são trasportes, são asas, são lugares, são viagens, são amigos… E na infância, além de tudo isso, os livros ainda representam momentos de afeto e diversão em família.
A orelha serve para proteger o ouvido médio e prevenir danos ao tímpano. A orelha também canaliza as ondas que alcançam o ouvido para o canal e o tímpano no meio do ouvido.