Segundo cientistas, o planeta Terra foi formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos após uma grande explosão. Na atmosfera havia muita água, gases e relâmpagos. Quando esses três elementos se juntaram, deram surgimento a diversas substâncias que começaram a fazer da Terra um ambiente propício para a vida.
Explicação: Solo é o manto que cobre a terra. É no solo que se desenvolve a maior parte da vida terrestre, fluvial e marítima. Os seres vivos, junto com o vento e as águas, são seus agentes de formação e de modificação. Este é constituído por substancias sólidas, liquidas e ar.
A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.
A biosfera é o lugar onde acontece a vida. Ela representa a camada da Terra que é habitada pelos seres vivos. ... Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles.
Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera. ... Podemos visualizar, aproximadamente, essa superfície por meio do prolongamento do nível médio dos mares por dentro dos continentes.
Em geodesia, um elipsoide de referência é uma superfície matematicamente definida que se aproxima do geoide, a verdadeira figura da Terra ou qualquer outro corpo planetário.
O elipsóide de revolução é a forma geométrica gerada pela rotação de uma semi-elipse em torno de um de seus eixos. Um elipsóide de revolução fica perfeitamente definido por meio de dois parâmetros: os seus semi-eixos a e b. ... As secções do elipsóide de revolução perpendiculares ao eixo de rotação são circulares.
Superfície teórica destinada a servir de modelo à superfície da Terra.
A porção da superfície terrestre, levantada topograficamente, é representada através de uma Projeção Ortogonal Cotada e denomina-se Superfície Topográfica.