Definição: compostos insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos.
Produtos não estéreis são aqueles nos quais se admite a presença de carga microbiana, embora limitada, tendo em vista as características da utilização do produto. ... O presente trabalho tem como objetivo determinar a contaminação microbiana em produtos farmacêuticos.
A contaminação microbiana em produtos farmacêuticos pode resultar em problemas quanto ao risco de infecções em decorrência de seu uso, assim a deterioração microbiana do produto, com possível perda de eficácia e segurança.
A contaminação microbiana pode ser prejudicial tanto para a estética do produto (características físicas, cor, odor, alteração de aparência) quanto para suas características funcionais (alteração de princípios ativos).
O controle de qualidade é a parte das Boas Práticas de Fabricação (BPF), que são necessários e relevantes para que os produtos farmacêuticos não sejam liberados para venda ou fornecimento, até que a qualidade dos mesmos seja julgada satisfatória.
O Controle da Qualidade Fisíco-Químico e Microbiológico são áreas vitais para a indústria farmacêutica e devem ter laboratórios próprios e independentes da produção. Estas áreas tem o objetivo de analisar os produtos fabricados conforme os métodos e especificações padronizadas e registradas junto ao órgão regulador.
A qualidade microbiológica de medicamentos, cosméticos e fitoterápicos é definida por padrões microbianos descritos em compêndios oficiais e normas regulamentadoras. Limites máximos de presença de microrganismos no produto e dentre estes, ausência de patógenos estão estipulados.
A clorexidina pode estar presente em produtos cosméticos visando evitar as contaminações, alguns solventes orgânicos também, como o álcool e a acetona.
Sendo assim, a higiene daqueles que manipulam alimentos é de extrema importância. Tomar banho, trocar de roupas diariamente, manter unhas curtas e limpas são hábitos que devem ser praticados por todos. Além disso, lavar as mãos sempre com sabão previne que microrganismos sejam transferidos para os alimentos.
Os conservantes são, portanto, aquelas substâncias que adicionadas aos produtos tem como finalidade preservá-los de danos causados por microorganismos durante a estocagem, ou mesmo de contaminações acidentais produzidas pelos consumidores durante o uso.
Alfa Arbutin 2% - Clareador e Despigmentante de Manchas e Sardas. É um Clareador cutâneo tópico utilizado no tratamento de hipercromias. Promove clareamento e homogeneidade da tonalidade cutânea em todos os tipos de pele. Quimicamente é um alfa-glicosídeo de hidroquinona.
Azelan deve ser usado 2 vezes ao dia deixando por no mínimo 30 minutos, após orientação e indicação de um dermatologista.