Alimentos brancos e amarelos: presente nos alimentos de cor branca, bege ou amarelada, como batata, banana, couve-flor, pera, alho, cebola, cogumelos, aipim e inhame, as antoxantinas são substâncias antioxidantes, que combatem alguns tipos de câncer e auxiliam na redução do colesterol.
De acordo com Barros (2010) os pigmentos dos alimentos auxiliam em diversas funções do nosso organismo. O pigmento flavina dos alimentos brancos, por exemplo, pode proteger o sistema imunológico reforçando suas defesas, favorecer a renovação celular e colaborar na manutenção e formação dos ossos.
carotenos
A decomposição das clorofilas é afetada pelo pH dos tecidos. O pH básico (9,0) torna a clorofila mais estável ao calor, quando comparada ao pH ácido (3,0).
A clorofila absorve luz nos comprimentos de luz violeta, azul e vermelho e, por esse motivo, reflete a luz verde. Assim sendo, as plantas que possuem clorofila possuem coloração esverdeada.
Por isso, são chamados de seres heterotróficos, ou seja, não possuem capacidade de produzir seu próprio alimento. Possui um conjunto de filamentos de células, chamadas hifas, que podem ser ramificadas e ter comprimentos variados.
A fase escura - ocorre dentro do cloroplasto, no estroma. Nesta fase ocorre a fixação de carbono. Fixação de carbono: Unem-se o CO2 que a planta absorve do ar e o H2 (proveniente do NADPH2), dando origem à glicídios. Essa fase só acontece pois faz uso das moléculas de ATP produzidas na fase clara.
A fase escura ocorre no estroma. Gasta CO2, NADP. 2H, ATP. Primeiro açúcar: aldeído glicérico.