Enquanto o estruturalismo de Claude Lévi-Strauss pretendia entender as estruturas fundamentais das sociedades por meio de suas estruturas internas, o funcionalismo, defendido por Malinowski e Radcliffe-Brown, pretendia analisar as sociedades com base nas funções internas que cada ação tinha.
A análise estruturalista se dá a partir de modelos capazes de explicar como as relações humanas e estruturas sociais se constroem e como elas contribuem para explicar hábitos e costumes sociais. Esses modelos criados para colaborar com a explicação social são chamados de estrutura.
As áreas investigadas por Wundt abrangeram os domínios da sensação, percepção, atenção, sentidos, reacção e associação. Com todas estas suas contribuições foi considerado por muitos o “Pai da psicologia experimental” .
De acordo com Titchener, o objeto de estudo da Psicologia é a experiência consciente como dependente do indivíduo que a vivencia. Esse tipo de experiência difere da estudada por cientistas de outras áreas pois as outras ciências não dependem da experiência pessoal.
Após a análise de seus estudos e métodos outros cientistas e estudiosos passaram a analisar o Estruturalismo e com isso algumas críticas passaram a ser feitas a esta teoria. Qual foi a crítica mais veemente realizada por Tichener? a) Método Introspectivo.
Wundt postula que o objeto de estudo da Psicologia é a experiência consciente imediata. Nessa perspectiva, a Psicologia é uma ciência que investiga como um sujeito apreende sensações e sentimentos (conteúdos mentais básicos da experiência imediata).
A partir de 1858 Wundt publicou fragmentariamente vários estudos sobre psicofísica, sensação e percepção organizados em livros: Contribuições para a teoria da percepção sensorial / Outlines of Psychologypublicado em 1862, ainda não considerado psicologia.
Mas então, por que Wundt é o pai da psicologia moderna? Ele ganha esse título pois foi o criador da teoria e dos métodos. A importância atribuída a Wundt não está somente na construção de um laboratório, mas sim no fato de ele ter se transformado no primeiro centro internacional de formação de psicólogos do mundo.