Rabsaqué ou Rabsaq (lit. Copeiro-Mor) foi um dos maiores oficiais do exército assírio, na qual serviu a Senaqueribe, rei da Assíria. O nome foi dado a um chefe copeiro ou a algum vizir das cortes acadianas, assírias ou babilônicas na Mesopotâmia Antiga.
Senaqueribe ou Senaquerib (em acádio: Sîn-aḥḥē-erība , lit. "Sim multiplicou os seus irmãos") foi rei da Assíria que reinou entre 705 a 681 a.C. Ele é lembrado principalmente por suas campanhas militares contra Babilônia e Judá, além de seus programas de construção - mais notavelmente na capital da Assíria, em Nínive.
Josias tornou-se rei de Judá, com a idade de oito anos, após o assassinato de seu pai, o rei Amom, e reinou por 31 anos, a partir de 641/640 à 610/609 a.C.
Monarquia dividida O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David.
Elá foi o quarto rei de Israel Setentrional, sucedendo a seu pai Baasa. Ascendeu ao trono por volta de 886 a.C., após a morte de Baasa, e governou em Tirza por dois anos.
Com a ascensão ao poder do filho de Salomão, Roboão, por volta de 930 a.C., o país se fragmentou em dois reinos: o Reino de Israel (que abrangia as cidades de Siquém e Samaria, no norte, e o Reino de Judá (em cujo território estava Jerusalém), ao sul.