Entre as doenças fúngicas mais comuns, em dimensão nacional, na soja destacam-se a ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), a mancha-parda (Septoria glycines), crestamento foliar de cercospora (Cercospora kikuchii) e o oídio (Microsphaera difusa).
Danos: A doença conhecida como "crestamento foliar de cercospora", causada por C. kikuchii, é considerada uma doença de final de ciclo e pode causar reduções de rendimento em mais de 20%. Além disto, o fungo C. Kikuchii causa a mancha púrpura na semente, reduzindo a qualidade e a germinação.
Apesar da aparência desagradável, consumir arroz infestado por carunchos não faz mal à saúde. - Não há perigo. Pode comer até cru.
Alguns métodos naturais circulam pela internet com o fim de afastar esses bichos. Um destes métodos é o uso de folhas de louro em gavetas e armários. O cravo-da-índia é também muito utilizado e o método consiste em preparar sachês com os cravos, espalhando-os por armários, gavetas e estantes.
Os lepidópteros, grupo a que pertencem as borboletas e mariposas, são elementos importantes na natureza. Servem de alimento para uma infinidade de animais, controlam populações de plantas invasoras e, especialmente, promovem a polinização das plantas.
Alimentam-se de folhas de urtiga, pequenas lagartas, néctar de flores e partes de frutas em decomposição.
Sendo basicamente criaturas noturnas, as mariposas evoluíram para seguir o brilho da lua, por meio de um método chamado de orientação transversal. Por que as mariposas são obcecadas por lâmpadas? A resposta está na capacidade que elas desenvolveram de se movimentar de acordo com a luz da lua e das estrelas.
A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta. ... Ele se transforma, então, em larva (lagarta).