A Praça dos Três Poderes abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso Nacional (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário). A Praça e os edifícios que a cercam são obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
Confira alguns dos principais monumentos de Brasília!
Resposta. Explicação: Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Brasil, é um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo).
Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Brasília foi o primeiro monumento a ser criado no Distrito Federal. Com linhas singulares e originais, o templo, cujo nome oficial é Catedral Nossa Senhora de Aparecida, está localizado entre as várias obras arquitetônicas da Esplanada dos Ministérios.
O Eixo Central da capital do Brasil foi criada pensando em integrar todos os pontos da cidade. ... Chamado de Eixo Monumental, a área ainda abriga todo o centro administrativo de Brasília, baseado em um sonho do presidente Juscelino Kubitschek. Lá também encontram-se diversas obras famosas de Oscar Niemeyer.
Palácio da Alvorada
Palácio do Planalto é o local de trabalho da Presidência do Brasil. É onde está situado o Gabinete do Presidente da República.
O Palácio do Congresso Nacional abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Projetado por Oscar Niemeyer, é um dos principais cartões postais de Brasília e está localizado no extremo leste do Eixo Monumental.
O Congresso sediou-se no Rio de Janeiro, da Independência até 1960. A partir de 1926, o Palácio Tiradentes abrigou os trabalhos do Congresso Nacional. Em 1960, houve a transferência para Brasília, e desde então o Congresso Nacional opera no Palácio Nereu Ramos.
Brasília
Distrito federal é o nome de uma divisão administrativa que responde diretamente ao governo central em países que se constituem como federação. Geralmente, é nele que se localiza a capital.
Distrito Federal é o nome dado a uma das 27 regiões administrativas que compõem a República Federativa do Brasil, A peculiaridade deste que é o menor ente administrativo da União é a de servir de abrigo para a capital da Federação, a cidade de Brasília.
O nome do Distrito Federal é: Distrito Federal. Carpintero diz que, durante o Império, o que equivale hoje ao Distrito Federal era chamado de município neutro, sede da corte da coroa brasileira, que abrangia a cidade do Rio de Janeiro. ...
Diferente dos estados brasileiros, o Distrito Federal não possui municípios, é formado por 31 regiões administrativas. ... O Distrito Federal tem características tanto de Estado como de Município, possui um governador, e este que determina os administradores das regiões administrativas, inclusive a de Brasília.