Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu.
Começa com a sua origem: em Mateus (6, 9-13) e Lucas (11,2-4). Mateus coloca o Pai Nosso no Sermão da Montanha, o maior e mais importante discurso da humanidade.
Segundo os Evangelhos, o Pai Nosso foi ensinado pelo próprio Jesus a pedido de um de seus discípulos. Há duas versões: uma, mais curta, em Lucas (11, 2-4), e outra, mais longa, em Mateus (6, 9-13).
Nos lembra de confessar nossos pecados a Deus e nos desviemos deles. Nesta parte fica evidente que, se estamos em débito com Deus, precisamos pedir o perdão destas dívidas (destas ofensas) para que, estando sem débitos, Deus nos conceda aquilo que desejamos.
Rezada desde os primórdios na liturgia bizantina, a Ave Maria foi adicionada à liturgia latina por São Gregório Magno, o organizador do canto gregoriano, como antífona do ofertório.
Em latim, ninguém fazia essa confusão porque o animal com pena é 'avis' e a saudação feita à Maria é 'ave'. Como 'avis' virou ave, em português, as duas palavras ficaram com mesma grafia. 'Ave' é uma saudação. Vem do verbo 'avere', que significa 'passar bem'.
AVE MARIA, CHEITA DE GRAÇA, O SENHOR É CONTIGO. BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE JESUS. ... Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. ” (Lc 1,28- 31), não é admitido chamá-la de “mulher qualquer”.
Significado de Ave substantivo feminino Vertebrado ovíparo, coberto de penas, de respiração pulmonar, sangue quente, cujos membros posteriores servem para andar e os anteriores, ou asas, servem para voar. ... Do latim ave.
Ave Imperator, morituri te salutant ou Ave Caesar, morituri te salutant ("Ave, César, aqueles que estão prestes a morrer o saúdam") é uma conhecida sentença em língua latina citada em Suetónio, De Vita Caesarum.
Ave quer dizer salve. A palavra não tem nada a ver com o cristianismo. Era forma de saudação na antiga Roma.
A interjeição AVE vem do latim, tendo sido bastante utilizada pelos romanos para demonstrar: alegria, regozijo, felicidade. Servia para saudar (cumprimentar) efusivamente alguém. Além de poder ainda significar um oi, ou olá, significa, em essência, um solene SALVE!
Expressão designativa de saudação, de cumprimento. (Equivale a Deus te salve ou Deus vos salve.)
Sabemos que “Salve Maria!”, significa “que Nossa Senhora seja glorificada!”, pois “salve” é uma saudação, um ato de amor, de elevação divina.
Era amplamente utilizada pelos romanos, principalmente para saudar aos césares e outras autoridades. Os gladiadores antes do combate se dirigiam ao Imperador com as palavras “Ave, Imperator, morituri te salutant” ou “Ave, Caezar, morituri te salutant” (“Ave, César, aqueles que estão prestes a morrer o saúdam”).
interjeição Indicação de saudação, geralmente quando alguém cumprimenta outra pessoa, demonstrando cortesia; olá: salve, quanto tempo não te vejo! Etimologia (origem da palavra salve).
As palavras que acompanham o substantivo "canto" no segundo verso são: "um" e "de ave" A classe gramatical da palavra "ave" é substantivo.
Ave quer dizer salve. A palavra não tem nada a ver com o cristianismo. Era forma de saudação na antiga Roma.
Exemplos: rio, flor, pássaro. A palavra fruteira é um substantivo derivado.
ListaEditar
Palavras relacionadas: pássaro, bando, revoada, passarada, passarinhada, passaredo, coletivo.