Uma maculopatia é qualquer condição patológica da mácula, ou seja, o termo maculopatia é utilizado para nos referirmos a patologias da mácula. A mácula é uma pequena área do pólo posterior da retina, com um importante papel na visão central. Se a mácula for afetada, podem advir importantes problemas na função visual.
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão central. A DMRI é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos.
A forma de tratamento mais adequada para combater a degeneração macular é a cirurgia a laser. Basicamente ele é aplicado nos vasos sanguíneos da retina para reverter o quadro e impedir que a doença progrida.
ÓCULOS OU LENTES DE CONTATO – Miopia, hipermetropia e astigmatismo são erros de refração e as causas mais comuns da visão embaçada. Eles acontecem quando a curva do olho fica no caminho da luz focando diretamente na retina – que processa os raios de luz em sinais que o cérebro consegue ler.
As causas para o surgimento do pterígio podem ser as seguintes: Exposição prolongada à luz ultravioleta (luz do sol sem óculos de sol); Olho seco; Irritantes como poeira e vento.
O Pterígio, popularmente chamado de “carne crescida”, consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea. Sua denominação vem do grego pteron (asa) como referência ao seu formato triangular.
Raspagem é a retirada da camada mais superficial da córnea que normalmente é feita em algumas cirurgias para correção do grau ou para correção de alguma imperfeição nesta área,como pterígio que invade a cornea por exemplo.
Em média, dependendo da região, de 2000 a 3000 reais por olho, com tudo incluso.
Qual é o custo desta cirurgia? ( Na rede particular, R$ 2 mil. Mas ela é feita na rede pública, e a única diferença é que nas clínicas, em vez dos pontos, é utilizada uma cola biológica que é absorvida pelo organismo.