Os parâmetros físicos são a cor, a turbidez, a temperatura e o sabor/odor. Já os parâmetros químicos são a salinidade, a dureza, a alcalinidade, a corrosividade, a presença de íons de ferro e manganês, presença de impurezas orgânicas e inorgânicas, presença de nitrogênio ou fósforo e presença de agrotóxicos.
CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, 2000. Resolução nº 274, 29 de Novembro de 2000. Ministério do Meio Ambiente. _______, 2005.
Este parâmetro foi comparado nas águas dos diferentes trechos da bacia com o limite estabelecido (250 mg L-1) pela Resolução CONAMA 357/052 para águas doces de classe 2, sendo identificados altos níveis de concentração, situação bastante comum nos corpos d'água de regiões semiáridas, representando altos teores de sais ...
Nos testes realizados, a análise físico química e bacteriológica da água é capaz de identificar:
Sendo que: Análise físico química da água potável: é realizada avaliando inicialmente as características físicas da amostra, como a cor, odor, sabor e outras. ... Alguns testes empregados nesse tipo de análise, por exemplo, é a pesquisa de Salmonella sp e a contagem de coliformes totais.
Para realização da análise físico- química, foram avaliados os seguintes parâmetros: pH, oxigênio dissolvido, sólidos totais dissolvidos, temperatura, condutividade e turbidez.
O Cloro, na forma de hipoclorito de sódio tem uma ótima ação desinfetante, eliminando grande parte de microrganismos potencialmente patogênicos e bactérias oportunistas (o caso da Legionella) de vida livre, ou seja, bactérias que não estão contidas em Biofilmes.
As análises físico-químicas têm a finalidade de determinar, quantificar ou qualificar os componentes específicos do alimento, a exemplo de determinar a composição centesimal e fornecer informações sobre a composição química e/ou físico-química do produto. Avaliação nutricional de um produto. ...
Para coletar amostras para análise de água é preciso seguir algumas instruções. Para a análise microbiológica/físico-químico deve-se utilizar uma torneira inserida no conduto ascendente do poço deixando a água escorrer antes da coleta inicialmente por 2 minutos e depois por aproximadamente 5 minutos.
Para a coleta de análise de água microbiológica ou físico-química, é indicado usar uma torneira no conduto ascendente do poço. Nesta torneira de descarga, é preciso deixar a água correr antes da coleta ao longo de 5 minutos.
ONDE FAZER ANÁLISE DE ÁGUA COM ENTREGA RÁPIDA DO SERVIÇO
Como é difícil identificar tecnicamente e evidenciar esses agentes patogênicos na água, a investigação é feita por exame bacteriológico que localiza a presença, ou não, de poluição de origem fecal nas águas. Para isso, são pesquisadas as bactérias do grupo coliforme na água.
Valores Máximos para os Coliformes coli devem ser nulos (ausência em 100 ml), ou seja, não é permitido ter a bactéria na água. Já para os outros coliformes, não há valores estabelecidos na Portaria, porem, eles encontram-se dentro do grupo dos Coliformes termotolerantes.
O processo de Análise Microbiológica do Ar ocorre através da visita de um de nossos coletores ao local, onde recolhe-se amostras de Ar através de nossa aparelhagem específica. Avaliamos parâmetros de temperatura, velocidade, umidade relativa, contagem de aerodispersóides (poeira total) e microrganismos.
As análises microscópicas de alimentos podem ser feitas através de análises por microbiologia clássica, ou por identificação de microrganismos por sequenciamento de DNA, em que é possível detectar a presença, em todo tipo de alimento, de bactérias patogênicas ou deteriorantes, ou outros microrganismos, que causem danos ...
A análise microbiológica resulta do estudo de microrganismos, como bactérias, vírus, protozoários, fungos e tudo que compõe um organismo.
A análise microbiológica tem por objetivo verificar a potabilidade e identificar microrganismos em água e efluentes. ... Substâncias presentes em efluentes: avalia os resíduos que possam ser poluentes e prejudiciais no seu despejo do ponto de vista microbiológico.
A análise de alimentos fornece informações sobre uma variedade de características que compreendem os alimentos, como composição, valores nutricionais, propriedades físico-químicas e, principalmente, segurança.
No entanto a exatidão depende de vários fatores como por exemplo a temperatura de secagem, o tamanho das partículas da amostra, o número e posição das amostras na estufa e a formação de crosta na superfície da amostra, entre outros.
Na escolha de um método analítico devemos estar atentos a exatidão, precisão, sensibilidade, seletividade, robustez, escala de operação, tempo de análise, disponibilidade de equipamento e custo. O método a ser escolhido deve proporcionar a exatidão, precisão e sensibilidade necessária para identificação do meu analito.
Secagem é uma técnica antiga de conservação de alimentos que consiste em remoção de água ou qualquer outro líquido do alimento na forma de vapor para o ar não saturado*1.
Os parâmetros de validação de métodos analíticos envolvem Especificidade/Seletividade, Função da Resposta (gráfico analítico), Intervalo de Trabalho, Linearidade, Sensibilidade, Exatidão, Precisão (repetitividade, precisão intermediária e reprodutividade), Limite de Detecção (LD), Limite de Quantificação (LQ) e ...