crossorigin="anonymous">
Bela configuração entre a Lua, a estrela Elnath (Beta Tauri de magnitude aparente m = + 1,65), um dos chifre de Taurus (o Touro) e situada à direita da Lua e o planeta Marte, localizado à direita da Lua e acima de Elnath, vista ao anoitecer a noroeste (NO).
A face iluminada da Lua é aquela que está voltada para o Sol. A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra. Durante metade do ciclo essa porção está aumentando (lua crescente) e durante a outra metade ela está diminuindo (lua minguante).
Os astrônomos classificam as estrelas pelo tamanho e pela temperatura superficial. Conforme seu tamanho, as estrelas podem ser chamadas de supergigantes, gigantes brilhantes, gigantes, subgigantes, anãs ou normais e subanãs.
O Sol é categorizado como uma estrela de sequência principal, ou seja, ele funde átomos de Hidrogênio em átomos de Hélio para produzir sua energia. Dentro dessa classificação astronômica, o Sol é considerado uma estrela anã amarela.
classe G
VY Canis Majoris
Maiores estrelas do universo
EBLM J0555-57Ab
IC 1101
Existem provavelmente cerca de 2 trilhões de galáxias no universo observável, contendo mais estrelas do que grãos de areia no planeta Terra.
Existem três tipos de galáxias: elípticas, espirais e irregulares.
A Via Láctea é a galáxia em que está localizado o Sistema Solar. Ela é composta por estrelas, astros menores, gás, poeira e matéria escura. A Via Láctea é a galáxia em que se encontra o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra.
A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.
A existência de superaglomerados indica que as galáxias no Universo não estão uniformemente distribuídas, mas que a maioria delas se organiza em grupos e aglomerados, cada grupo contendo cerca de 50 galáxias e cada aglomerado, vários milhares.
As galáxias são formadas por agrupamentos de vários corpos celestes, principalmente por planetas, estrelas, poeira cósmica e outros elementos astronômicos que ficam em um centro comum. A força da gravidade é a principal responsável pela união dos componentes de uma determinada galáxia.
A matéria escura corresponde a cerca de 85% de toda a massa do universo. ... Apesar de invisível e indetectável, a matéria escura é muito importante por um motivo bem simples: quando você é 85% de toda a massa do universo, você exerce uma influência gravitacional imensa e inimaginável sobre os 15% restantes.
O número total de galáxias existentes no universo ainda é desconhecido. Astrônomos possuem diversas estimativas, e um consenso atual é de que há algo entre 100 bilhões e 200 bilhões delas por aí.