Passo 1: adição da mistura ao balão de destilação; Passo 2: ligar a chapa de aquecimento ou o bico de Bunsen para aquecer a mistura; Passo 3: à medida que a mistura vai sendo aquecida, a água passa a sofrer o processo de vaporização, ou seja, passa do estado líquido para vapor.
A aplicação de cada um depende do tipo de mistura que se deseja separar.
A destilação fracionada é um método de fracionamento de misturas que se baseia na diferença do ponto de ebulição dos líquidos presentes em uma mistura homogênea.
Por que misturas azeotrópicas não podem ser separadas por destilação? R: Porque as misturas azeotrópicas se comportam como se fossem substâncias puras em relação à ebulição, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da ebulição. Isso impossibilita a destilação.
Podem ser usados outros processos depois, como a filtração para separar a areia, a destilação para separar a água e o sal, ou a evaporação para obter somente o sal.
A Separação magnética é um método de separação de misturas heterogêneas de componentes sólidos, mais especificamente para separação de misturas contendo ferro magnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro.
Separação magnética
A separação magnética seria o método mais adequado para retirar o petróleo da pele humana, uma vez que ela é utilizada para separar materiais metálicos ferromagnéticos dos demais através do imã.
O método mais básico para realizar a separação dos componentes do petróleo é a destilação fracionada. Ela é utilizada porque possui como princípio básico a diferença no ponto de ebulição dos líquidos presentes em uma mistura homogênea.
O processo de separação manual dos diferentes componentes (ou fases) que compõem uma mistura chama-se catação. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las.
decantação
Um dos sistemas mais modernos e atuais para eliminar a presença da água no óleo hidráulico é a microfiltragem. O processo é capaz de remover resíduos que não são eliminados pelo sistema tradicional de filtragem.
Por exemplo, a decantação é utilizada para separar o petróleo da água salgada. Visto que a água é mais densa que o petróleo, ela fica na parte de baixo e o petróleo fica na parte de cima, podendo ser separados. Utiliza-se também da filtração para remover impurezas maiores, tais como areia, argila e pedaços de rochas.
O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.