Os deveres do cidadão
Cidadania também é interpretado como a condição de uma pessoa como membro de um Estado-Nação. ... Assim, a cidadania brasileira, por exemplo, está relacionada com o indivíduo que está ligado aos direitos e deveres que estão definidos na Constituição do Brasil.
É a obrigação imposta pela lei, cujo cumprimento esta garante e assegura, sob pena de uma sanção". O dever jurídico é fundamental à própria idéia de direito, como também é essencial aos propósitos do ordenamento jurídico. Não há direito que não corresponda a um dever, a uma obrigação.
b) direitos: valores a receber (de clientes ou não), como por exemplo as duplicatas a receber; c) obrigações: dívidas da empresa, por exemplo, com seus fornecedores (aqueles de quem ela adquire mercadorias), tributos devidos, aluguel a ser pago, água, energia elétrica e telefone já consumidos, mas ainda a pagar etc.
A liberdade é a livre escolha que o indivíduo possui para pensar (expor as suas ideias) e agir (fazer). Neste sentido, o dever é encarado como uma obrigação do indivíduo, embora ele seja livre. ... A relação entre dever e liberdade se dá de forma conjunta, ou seja, os dois fazem parte do contexto democrático.
De acordo com a filosofia, a liberdade é a independência, autonomia e espontaneidade do ser humano. Por outro lado, a libertinagem é fruto de um uso errado da liberdade, porque demonstra irresponsabilidade, que pode prejudicar não só a própria pessoa, mas outras pessoas também.
Filosoficamente pode se referir à liberdade moral, a capacidade humana para escolher ou decidir racionalmente as causas e consequências dos nossos atos. ... A responsabilidade implica constantemente escolha e decisão racional, o que vai de encontro à própria definição de liberdade.
Ter liberdade responsavel é saber até onde ai sua liberdade e onde começa a do outro. Exemplo a sua casa, você pode fazer o que "bem entender" no seu terreno mas no terreno vizinho não.
Assim, de acordo com esse conceito ser livre é poder escolher entre fazer ou não fazer algo, sendo a possibilidade de fazer escolhas a própria manifestação da liberdade e o colocá-la em prática a própria vontade. ...
Responsabilidade, uma palavra que representa o ato de responder pelas próprias ações ou de terceiros. Muitos a associam apenas a questões da vida adulta, como, por exemplo, seguir as leis e cumprir obrigações.
A responsabilidade afetiva diz respeito à honestidade e transparência em uma relação. ... Assim, responsabilidade afetiva nada mais é que ter consideração tanto com os próprios sentimentos e intenções quanto com os da outra pessoa, além de ter a capacidade de agir com clareza conforme esses sentimentos e intenções emergem.
A responsabilidade não é só o cumprimento da obrigação. também envolve a culpa pelas implicações. A responsabilidade Trata-se, basicamente, da obrigação de reparar um ato danoso causado por ação ou omissão que provoque a violação de uma norma jurídica.
O ser humano, cada vez mais, procura terceirizar sua culpa do que assumir suas responsabilidades, e, normalmente, nessas situações, o grande responsável é a própria pessoa.
Resposta: Responsabilidade, é quando uma pessoa tem que arcar consequências pelos seus atos, ou ser um ato de responsável, que tem maturidade de cuidar de suas tarefas sem erros.
Responsabilidade sobre algo é igual à habilidade de responder a esse algo, e para desenvolver habilidades é necessário que tenhamos uma direção clara de onde precisamos ir, e não continuarmos a mercê de um mundo social que diz "mas é assim mesmo, não podemos mudar muita coisa". ...
A responsabilidade nos traz a consciência de que é preciso assumir a culpa pelos nossos fracassos e não apontar o dedo para outras pessoas sempre que algo de errado acontece. ... A responsabilidade é que o não nos deixa manter a inércia, é algo que nos coloca em movimento, algo que nos faz pensar.
Responsabilidade na Bíblia Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Se você for sábio, o benefício será seu; se for zombador, sofrerá as conseqüências". Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos.
A importância de se assumir uma responsabilidade As responsabilidades são mecanismos de aprendizagem (disciplina, assertividade) e treino para uma postura moral. Conforme se assume responsabilidades adquire-se maturidade de vida e satisfação a cada cumprimento delas e novos compromissos aparecerão.