O pós-modernismo na Antropologia, segundo bibliografia recentemente produzida nos Estados Unidos, tem como característica principal formular uma crítica ao texto etnográfico clássico, considerando questões como suas condições de produção, o papel do autor, os recursos retóricos utilizados e a ausência, no texto, de uma ...
Esta escola surgiu como uma alternativa à teoria evolucionista. Os principais autores que apoiavam essa teoria foram: Bronislaw Kasper Malinowski e Alfred Radcliffe Brown.
Correntes da antropologia americana do início do século XX No início do século XX nos Estados Unidos a antropologia estabeleceu-se como ciência fundamentada em quatro vertentes que dialogam entre si: a antropologia cultural, a antropologia física ou biológica, a arqueologia e a antropologia linguística.
Essa teoria é baseada na teoria das especies de Charles Dawin Buscando aí o conceito de superioridade de certas espécies em detrimento de outras, faz um paralelismo e defende a ideia de que no Mundo do século XIX a sociedade ocidental, pk mais evoluída, seria superior a outras menos evoluídas, africana asiática ...
A teoria evolucionista de Darwin pode ser descrita da seguinte forma: as espécies de seres vivos se transformam ao longo dos tempos, pois sofrem seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados ao ambiente em que vivem, devido a suas características serem adequadas ao meio onde vivem.
Evolucionismo social - refere-se às teorias antropológicas e econômicas de desenvolvimento social segundo as quais acredita-se que as sociedades têm início em um estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo.
As características principais do evolucionismo são: ... 1ª. As sociedades humanas devem ser comparadas entre si por meio dos seus costumes, mas os costumes definidos pelo investigador e não situados lado a lado de modo horizontal.
Evolução cultural é o estudo de como as diferentes culturas humanas surgiram e alcançaram suas atuais características.
2. Antropologia Pré-histórica: também conhecida como Arqueologia, trata do estudo do homem através dos vestígios materiais encontrados no solo ou em inscrições rupestres, buscando construir interpretações sobre sistemas sócio- culturais já desaparecidos.
Linguística antropológica é o ramo da ciência linguística que estuda a linguagem a partir das bases de conhecimento da antropologia. Não deve ser confundida com Antropologia Linguística, que se propõe a ser o ramo da antropologia que estuda o ser humano a partir da linguagem com que se comunica.
A antropologia filosófica é a antropologia encarada metafisicamente; é um ramo da filosofia que investiga a estrutura essencial do Homem. ... Ela se distingue da antropologia mítica, poética, teológica, e científica natural ou evolucionista por dar uma interpretação basicamente ontológica do homem.