A apuração de resultados representa a diferença entre as vendas totais e os custos e despesas totais (do período que se pretende apurar). Quando o resultado é positivo, significa que a empresa operou com lucro. Quando o resultado é negativo, significa que teve prejuízo.
De maneira simples, o lucro se calcula subtraindo as receitas dos custos, também conhecido por "resultado do período": Lucro de um negócio = Receitas - Custos e Despesas.
A Apuração de Resultados (ARE) é uma rotina contábil que consiste em confrontar os valores das receitas, custos e despesas a fim de calcular o lucro ou prejuízo gerado em determinado período pela movimentação realizada pela empresa.
A apuração significa identificar todas as receitas, custos e despesas que a empresa obteve em certo período. Tudo com o objetivo de determinar se ganhou ou perdeu dinheiro. Os registros são feitos em um relatório de demonstração contábil chamado Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).
A demonstração ou apuração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido em um período de tempo. De forma simplificada, é um resumo financeiro que aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo.
A definição de contas de resultado representa as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Dessa maneira, identificam se houve lucro ou prejuízo em determinado período do exercício das funções empresariais.
O primeiro passo para a análise é averiguar se estamos de posse de todas as Demonstrações Financeiras (inclusive Notas Explicativas). Em seguida deveremos averiguar a autenticidade das Demonstrações…
LEI No 6.
LEI Nº 11.
LEI No 6.