A principal importância é manter a sua proteção por um determinado período. Com o passar do tempo a imunidade vai cair e, por isso, é preciso tomar as outras doses, para que o sistema de defesa imunológico volte a fabricar anticorpos contra o agente que a vacina se propõem a proteger.
Entre com o número do seu CPF, caso já tenha cadastrado um usuário no site Gov.br; Depois entre com sua senha; Selecione o campo “ Histórico” na parte de baixo da tela; Depois selecione vacinas.
Basta entrar no Portal de Serviços do Governo Federal e emitir a via do seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Lembrando que você também receberá uma cópia pelo e-mail cadastrado. DICA VC: Para emissão da primeira via o prazo é de 5 dias úteis e para emissão da segunda via de 7 dias úteis.
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é emitido, gratuitamente, pela Anvisa. Para tirar o seu, compareça a um dos centros de atendimento (veja a lista aqui). Leve o certificado de vacinação que recebeu no posto de saúde e sua carteira de identidade.
Uma opção bem mais simples é procurar diretamente a ANVISA nos aeroportos. Eles também possuem esse controle e podem realizar a emissão do novo documento para você. Você pode comparecer por lá mesmo sem o comprovante (e sem necessidade de agendamento) e pedir o novo certificado (que agora é vitalício).
Segunda via do comprovante de vacinação Se o seu comprovante não possui todas essas informações ou se você perdeu sua carteira de vacinação, você deve ir ao local onde tomou a vacina e solicitar a segunda via.
Onde solicitar o cartão de vacina internacional Para fazer a solicitação do seu cartão de forma presencial você deverá fazer um pré-cadastro no site do CIVNET, na opção “cadastrar viajante”. Desta forma você conseguirá agilizar a emissão do cartão de vacina internacional.
Certificado Internacional de Vacinação O Certificado é emitido gratuitamente pela Anvisa. Se você vai viajar para o exterior, deve consultar se o país de destino exige alguma vacina.
Unidade básica de saúde (posto do SUS) ou clínica particular. Faça seu cadastro e preencha o formulário de solicitação.
Emissão do Certificado Internacional de Vacinação
Por que precisamos tomar mais de uma dose de algumas vacinas? Apenas uma dose de vacina, geralmente, não gera toda a imunidade necessária para protegê-lo da doença. É o caso das vacinas feitas com vírus ou bactérias mortos, que necessitam de várias doses, e, por vezes, reforços posteriores.
A conscientização sobre a importância da vacina é um assunto bastante discutido atualmente. Elas atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos. Doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização.
A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença.