crossorigin="anonymous">
Os rótulos devem conter informações de procedência, características do produto, quantidade ou peso, seus ingredientes, prazo de validade, modo de preparo etc. ... A combinação de um bom rótulo, uma embalagem adequada e uma boa exposição, aumenta as vendas principalmente por impulso.
As informações contidas nos rótulos dos produtos podem orientar o consumidor sobre se as substâncias presentes naquele determinado alimento podem ou não ser consumidas. Um exemplo é o glúten, que não pode ser consumido pelos portadores de doença celíaca.
Designação ou característica definidora, geralmente de carácter redutor, atribuída a algo ou alguém.
Significado de Rótulo substantivo masculino Peça geralmente de papel, com inscrição ou letreiro, que serve para informar sobre o objeto em que é fixada; dístico, letreiro, etiqueta. O ralo ou pequena grade das janelas ou portas, dos confessionários e das rodas nos conventos.
O rótulo dos alimentos é um sistema obrigatório que permite conhecer as informações nutricionais de um produto industrializado, já que indica quais são os seus componente e em que quantidade de se encontram, além de ser informado quais são os ingredientes utilizados em sua preparação.
Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita na sua embalagem. Faz parte do rótulo apenas um formato/tamanho definido para essa mesma embalagem. Presente também na embalagem poderemos ter um contra-rótulo que se trata de um novo formato.
Aqui você pôde notar que a principal diferença entre os rótulos e as etiquetas é que os rótulos são soluções mais sofisticadas, enquanto as etiquetas oferecem um caráter mais funcional.
Você sabe o que deve constar no rótulo de um produto?
A declaração de porções se aplica à rotulagem nutricional dos alimentos produzidos e comercializados, qualquer que seja sua origem, embalados na ausência do cliente e prontos para serem oferecidos aos consumidores. A declaração de porções está regulamentada pela RDC 359 de 23 de dezembro de 2003 da ANVISA.
Como Calcular e Montar a Tabela Nutricional de um Produto
Deve constar no painel principal, a denominação de venda do alimento, sua qualidade, pureza ou mistura, quando regulamentada, a quantidade nominal do conteúdo do produto, em sua forma mais relevante em conjunto com o desenho, se houver, e em contraste de cores que assegure sua correta visibilidade.
Deve constar, obrigatoriamente, os seguintes itens:
Contudo, o Nutricionista é o profissional mais capacitado para realizar a elaboração do rótulo nutricional dos alimentos, estando ele apto para montar a tabela nutricional adequadamente, pois mais do que acesso à ficha técnica dos produtos e a leitura de qualquer guia, o responsável pela elaboração da rotulagem deve ...