3 1 Aplicação do método RULA Estabeleceu-se como Tarefa 1 a elevação do conjunto roda/pneu até a posição de acoplamento na balanceadora. A Tarefa 2 foi definida como o ato de segurar o conjunto roda/pneu com uma das mãos, pegar o mecanismo de trava com a outra mão e fixar o conjunto na balanceadora.
RULA (Rapid Upperlimb assessment), é uma Análise Rápida dos Membros Superiores, é um método simples de levantamento de informações com fins na investigação ergonômica nos postos de trabalho que possuam potencial causador de desordens musculoesqueléticas.
O RULA é uma ferramenta que permite avaliação detalhada de membros superiores, sendo usada em trabalhos que exigem movimentação contínua destes membros. O REBA já engloba a análise de posturas imprevisíveis de corpo inteiro.
Másculo e Vidal (2011), afirmam que a ferramenta OWAS é um método simples para análise da postura do trabalhador durante as realizações de atividades. Os resultados obtidos têm como base o posicionamento da coluna, braços e pernas, além de considerar, após, as cargas e esforços feitos durante a realização da atividade.
A doença ocupacional, também conhecida como doença profissional, está definida no artigo 20, da Lei n. 8.
Quais são as doenças ocupacionais que mais acometem os trabalhadores brasileiros?
Doenças ocupacionais são doenças causadas pela exposição repetitiva de atividades ou operações que exponham os trabalhadores a níveis de ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteção adequada, oferecendo risco grave e iminente. Qualquer tipo de barulho que exceda essa norma da nr 15.
As doenças ocupacionais são aquelas produzidas, adquiridas ou desencadeadas pelo exercício da atividade ou em função de condições especiais de trabalho. Atualmente, um profissional que desenvolve uma doença ocupacional possui, legalmente, os mesmos direitos que o envolvido em acidente de trabalho.
Dermatite não "pega", pois não é contagiosa. A dermatite de contato é uma reação inflamatória que ocorre devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Pode aparecer logo na primeira vez em que entramos em contato com o componente, ou após algum tempo de contato.
Alguns exemplos de dermatose são Psoríase, Eczema, Acne e Urticária, e de dermatite são as dermatites de contato que alterações que surgem da pele devido ao contato com substâncias que podem causar alergia como níquel, plástico e substâncias químicas presente em alguns produtos de limpeza.
Algumas causas comuns de dermatite de contato são sabonetes, detergentes, cosméticos, perfumes, bijuterias ou até mesmo plantas. Algumas ocupações que envolvem exposição a substâncias químicas podem desencadear dermatite de contato.
O tempo de cura demora cerca de 3 semanas em caso de alergia, e no caso de uma dermatite irritativa, os sintomas podem ser controlados em apenas 4 dias após o tratamento ser iniciado.
A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia.
A dermatite alérgica tem cura desde que o paciente evite entrar em contato com a substância a que é alérgico e, por isso, pode ser necessário consultar um dermatologista para fazer um teste de alergia, de forma a identificar a substância que está causando a dermatite.
O que fazer: o tratamento pode ser feito com shampoos anticaspa, que geralmente contêm antifúngicos, e ingredientes que esfoliam a pele e aceleram a renovação celular, a base de cetoconazol 2%, como é o caso do Nizoral, Medicasp ou Caspacil, por exemplo.