Na Idade Média os torneios realizavam-se constantemente e tinham duas funções: a de entretenimento e para que os cavaleiros exercitassem a arte da guerra. Os torneios eram simulações de batalhas entre cavaleiros e começaram no século X. Os cavaleiros podiam competir individualmente ou em equipas. ...
Descrição: A justa foi um jogo marcial na Idade Média, jogado por dois cavaleiros com armaduras montados em cavalos. Consistia em uma competição marcial entre dois cavaleiros montados, usando uma variedade de armas, geralmente em grupos de três (lança, machados, espada). Era realizada como parte de um torneio.
As guerras durante o período da Idade Média estiveram presentes em várias civilizações distintas e pautaram-se sobretudo por critérios religiosos, dinásticos e expansionistas.
Justa é um desporto jogado por dois cavaleiros com armaduras montados em cavalos. ... A justa foi um jogo marcial na Idade Média, sendo necessário ter uma habilidade muito grande para praticar este desporto. Embora o primeiro torneio foi feito em 1066, a justa não ganhou popularidade generalizada até o século XII.
Alguns desses esportes eram: Torneios (Justas, Quintana e Gualdana) e arco e flecha. ... Outros esportes também eram praticados: Esportes com bola (Soule e Cálcio) e Corridas de Biga.
Na Idade Média o corpo serviu, mais uma vez, como instrumento de consolidação das relações sociais. ... O homem medieval era extremamente contido, seus impulsos individuais eram proibidos. A presença da instituição religiosa restringia qualquer manifestação mais criativa.
Alguns exemplos são o hurling e o caid, que deram origem ao hóquei e ao rugby. Diferentemente do futebol que conhecemos hoje, a bola podia ser manuseada tanto com as mãos quanto com os pés, e não havia limite para o número de jogadores em campo.
As competições de atletismo compreendiam as seguintes modalidades: corrida, luta-livre (wrestling – hoje conhecida como luta greco-romana), pugilismo (boxe), pentatlo (que abrangia as modalidades de salto em distância, corrida, lançamento de disco, lançamento de dardo e luta-livre) e pancration (que pode ser comparado ...
Resposta: O Coliseu era um enorme anfiteatro reservado para combates entre gladiadores ou opondo esses guerreiros contra animais selvagens. Explicação: ELE FOI FEITO PARA AS PESSOAS ASSISTIREM COMBATES DE GUERREIROS CONTRA ANIMAIS SELVAGENS NAQUELA ÉPOCA.
Na Antiguidade, as práticas esportivas não se pareciam com as que conhecemos hoje. Em razão disso, eram conceituadas como práticas pré-esportivas. Algumas eram úteis para a sobrevivência do homem, como a corrida e a caça. Outras eram mais uma preparação para guerras, como a esgrima e as lutas (TUBINO, 2010).
Os romanos de todas as idades praticavam diariamente a educação física no campo de Marte, situado às margens do Tibre. Era uma bela planície, rodeada de bosques e monumentos nacionais. Eles corriam, nadavam, esgrimiam, jogava harpastum (espécie de antepassado do futebol), praticavam a equitação.
A prática de movimentos semelhantes aos realizados hoje na ginástica artística conta com relatos no Egito Antigo. Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.
A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias. ... A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
Resposta. Explicação: Os gregos consideravam a ginástica, uma prática de culto ao corpo, valorizando de forma exagerada a estética; já para os romanos, esta visão do culto ao corpo, era tida como imoral, consideravam a ginástica como um esporte que visava apenas a preparação militar nos homens, na civilização romana.
A ginástica tem, nas sociedades antigas, uma função principal: a preparação para a Guerra. Era uma disciplina essencial para a formação, no caso grego e Romano, por exemplo, do cidadão da pólis/urbes.
Foi ainda na Grécia Antiga, que a ginástica adquiriu seu status de educação física, pois esta desempenhava papel fundamental no sistema educativo grego para o equilíbrio harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais. ... No entanto, parte do povo manteve o culto ao corpo e a educação física como práticas secretas.
Em Roma, o exercício físico tinha como objetivo principal a preparação militar e num segundo plano a prática de atividades desportivas como as corridas de carros e os combates de gladiadores que estavam sempre ligados às questões bélicas.
O futebol na Roma antiga O nome dado à esse jogo era Harpasto (em latim, Harpastum) e, da mesma forma, era jogado entre dois times e a ideia era lançar a bola na quadra do adversário.
Na civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega, já que a valorização do corpo era vista como algo imoral pelos romanos. Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar.
A atividade física (ou Educação Física?) na Idade Média era exclusivamente utilizada para o treinamento dos cavaleiros para as guerras, uma vez que a Igreja Católica que legitimou o seu poder através da fé (ou imposição da fé), fez valer o desprezo pelo culto ao corpo, dando uma extrema importância a salvação da alma, ...
Temos consciência de que a Educação Física na Idade Média existia sim e podia ser vista como um conjunto de diferentes práticas, mesmo que o objetivo das mesmas fosse o desenvolvimento das habilidades físicas, com uma formação cavalheiresca, porem “guerreira”, buscando a formação de um indivíduo hábil, valoroso, cortês ...
Outras, tinham contribuição apenas para o lazer e desenvolvimento físico, como os jogos com bola, em que a mesma era lançada com alguma “maquina” e deveria ser golpeada com o antebraço, ombro, costas e glúteos, e esta devia passar por dentro de um arco, localizado no alto dos monumentos.
Os homens primitivos utilizavam os movimentos corporais para atacar e conseguir dominar a presa para a sua alimentação, para se defender dos perigos e até para dominar os seus inimigos. Além disso, utilizava movimentos para se defender de todas as situações adversas que colocava em risco a sua sobrevivência.
As atividades humanas durante o período da pré-história dependia do movimento, do ato físico. O homem dependia de força, velocidade e resistência para sobreviver. A situação de nomadismo fazia com que realizassem grandes caminhadas nas quais eram obrigados a lutar, correr, saltar e nadar.
Resposta. Desde o início, o homem precisa se movimentar bastante, correr, saltar, pular, caminhar por longos períodos, a procura de comida, e de abrigo, dependia unicamente dele, a luta pela sobrevivência.
As atividades físicas mais difundidas eram: Corridas; Equitação; Caça;Natação; e Luta. As atividades físicas: natação, navegação e a pesca, se confundiam com as próprias necessidades do povo; A ginástica médica e as manobras de massoterapia constituem evidente influência das civilizações chinesa e hindú.