Cidadania brasileira No Brasil, os direitos e deveres de um cidadão estão publicados na Constituição de 1988. Diante da lei, os indivíduos são iguais e têm as mesmas garantias e obrigações, independentemente de raça, origem, sexo, idade, religião, entre outros.
Resposta: Explicação:Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. ... Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
Mas muitos cidadãos eram analfabetos e trabalhavam para grandes proprietários que determinavam para quem eles iriam votar. Além disto, nas cidades, muitos dos eleitores eram funcionários públicos, manipulados pelo governo. Mas o maior obstáculo para o desenvolvimento dos direitos civis no Brasil foi a escravidão.
Dentre os obstáculos que o período Colonial deixou para a formação da cidadania Brasileira, podemos observar o preconceito, as desigualdades, todas elas reforçadas pelo período de término da escravidão, onde os negros em sua maioria não possuíam alfabetização, logo não tinham condições de trabalharem em empregos de ...
O estudo do direito constitucional tem como importante consequência o desenvolvimento de uma cidadania mais ativa e eficaz. ... Um povo bem instruído, ciente de seus direitos e deveres, tende a se portar de forma mais ética em suas relações em sociedade.
A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. ... Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.
Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão. ... Conjunto de direitos, meios, recursos e práticas que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.
Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. ... É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos.
São exemplos de atos de cidadania: concorrer nas eleições, votar em candidatos por opção livre e consciente, fiscalizar as atividades dos agentes políticos, preservar o meio ambiente, defender os direitos do consumidor etc.
Cidadania é o conjunto de um povo que exerce seus direitos. Exemplo:Cooperação. Podemos cooperar deixando de lado os preconceitos,sendo voluntário,devemos doar,emprestar e reciclar,podemos ensinar para as outras pessoas o que nós sabemos e muitas outras coisas que consideram cooperação.