crossorigin="anonymous">
Por exemplo, uma média móvel de 200 períodos, no gráfico diário, sinaliza uma tendência de longo prazo de uma ação. Dessa maneira, fica fácil perceber o porquê os períodos mais usados, para quem opera day trade, são de 9, 21 e 34. O tipo de tendência que procuram monitorar é muito mais curta.
A média móvel é um indicador que pode ser usado nos principais gráficos de análise de preços de ações. Ao inserir a média móvel, uma nova linha será formada a partir da média dos preços do próprio ativo. Essa média por sua vez, pode ser desenvolvida com uma fórmula simples ou exponencial.
A ideia da média móvel é dar uma visão geral do mercado, com foco especial em ajudar a filtrar todo o ruído e variações acentuadas nos preços. Por isso ela é uma ferramenta auxiliar muito importante para a análise de um ativo e ajuda bastante a determinar pontos de entrada e saída.
Médias móveis: conheça este indicador e saiba como usar no day trade. Pontos-chave: A média móvel é calculada sobre o fechamento dos candles e a cada novo período calcula-se uma nova média, excluindo do cálculo o valor mais antigo e incluindo o valor mais recente.
Veja a fórmula da média móvel exponencial: Deste modo, o preço de 2 dias será multiplicado por 2/3 (0,66) e terá mais peso que o preço de 4 dias que é multiplicado por 2/4 (0,5).
Como configurar?
Por isso, se estiver a fazer day trading com médias móveis, faz sentido usar uma média móvel de 30 períodos num gráfico de 15 minutos. Se for um seguidor de tendências a longo prazo, um swing trader, pode achar que utilizar uma média móvel de 200 períodos seja talvez o mais apropriado.