Ventos Contra-Alísios Eles podem ser definidos como ventos secos que possuem incidência em altitudes mais elevadas e atuam das zonas equatoriais de baixa pressão para as zonas subtropicais de alta pressão. Dessa maneira, áreas de deserto têm grandes ocorrências dos ventos contra-alísios.
No âmbito do sistema de circulação atmosférica global, um dos mais importantes movimentos realizados pelas massas de ar são os ventos alísios, que atuam na modificação climática cíclica de algumas regiões do planeta.
São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclónicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador, formando um ciclo. São ventos úmidos, que provocam chuvas nos locais onde convergem.
No equador o ar quente sobe, logo ele não se concentra, formando uma área de baixa pressão. Pensando fisicamente, quando as substâncias estão mais frias, as moléculas agrupam-se, e quando as substâncias estão mais quentes, as moléculas afastam-se. ... Assim, o equador será uma área de baixa pressão.
Na atmosfera, a baixa pressão do ar é associada com a formação de muitas nuvens, com chuva e eventualmente com tempo severo, com tempestades. A alta pressão é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva.
As temperaturas são elevadas em virtude da latitude da região. Na região equatorial, os raios solares incidem de forma perpendicular, o que faz com que as temperaturas elevem-se o ano todo.
Vale da Morte, Califórnia: este deserto californiano já atingiu temperaturas de 134° Fahrenheit, o que equivale a 56,7° Celsius. No dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.
Os locais onde prevalecem esse tipo de clima estão localizados na faixa de 10º de latitude da linha do Equador. É um clima tropical de altas e constantes temperaturas, abundantes chuvas, ventos leves e alta umidade durante todo o ano, com uma pequena amplitude térmica anual.
Significado de Equatorial adjetivo Relativo ao equador. Clima equatorial, clima das regiões próximas do equador, caracterizado pela temperatura constantemente elevada e pela pluviosidade abundante e regular, com dois máximos correspondentes aos equinócios.
O clima é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local. ... Portanto, para se conhecer um clima de um dado lugar, é preciso vários anos de estudos e observações para, finalmente, estabelecer a conclusão sobre um determinado tipo climático.
Resposta: No sudeste da Ásia, em países como Índia, Indonésia, Tailândia e etc. Explicação: Os climas são definidos de acordo com o interação dessas zonas climáticas com o relevo e suas altitudes, com a latitude, com as correntes marítimas quente ou frias e varios outros fatores.
No Brasil, o clima equatorial está presente na porção norte, especialmente nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, norte do Mato Grosso, Amapá e uma pequena parte do extremo noroeste do Maranhão. No mundo, o clima equatorial é encontrado em diversos países ao longo da linha do Equador.
O clima tropical, como o próprio nome indica, é encontrado em regiões de médias latitudes, entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer, portanto, na zona intertropical.
Vegetação e agricultura Em consequência da elevada pluviosidade, temperatura e umidade, o bioma característico das regiões de clima equatorial é a floresta equatorial, uma formação vegetal marcada pelo predomínio de árvores de grande e médio porte ,com formações higrófilas e latifoliadas.
Em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas. Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.
Significado de Vegetação Desenvolvimento ou crescimento progressivo das partes constituintes dos vegetais. Os vegetais, ou a flora: a vegetação dos trópicos.
Nas regiões onde prevalece o clima semiárido encontra-se a Caatinga. No extremo oeste da região Nordeste, onde o clima é o equatorial, a vegetação encontrada é a floresta Amazônica, além da ocorrência de Mata dos Cocais.
Resposta: As veredas são comumente encontradas nos estados de Minas Gerais, Bahia e na Região Centro-Oeste.
Porcentagem do território coberto por vegetação com qualquer extensão, inclusive canteiros, gramados, áreas ajardinadas etc.
Os elementos que mais interferem na vegetação de uma determinada região são o solo e o clima.
Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Principais fatores que influenciam na vegetação: 1 – Disponibilidade de água no solo. 2 – Clima: temperaturas, umidade do ar, presença de chuvas (pluviosidade), geada, neve e outros fatores climáticos. 3 – Tipos de relevo (planalto, planície, montanha, vale, etc.).
ormações vegetais Desta forma podemos confirmar que o clima, temperatura e umidade, são fatores que imprimem grande impacto no tipo de vegetação natural, mas não podemos esquecer outros fatores como: Tipo e composição do solo, altitude, maritimidade, continentalidade e outros.