Aplicar as gotas no conduto auditivo do animal, massageando em seguida para melhor distribuição do medicamento. – Animais com menos de 15 kg: aplicar 4 gotas no ouvido, 2 vezes ao dia. – Animais acima de 15 kg: aplicar 8 gotas no ouvido, 2 vezes ao dia. Manter o tratamento durante 7 dias.
Nossos amigos felinos podem ter otite externa e otite interna e são vários fatores que levam a isso. Os sintomas são específicos: sacudir a cabeça, coceira no local, mau cheiro e até feridas. Por isso é importante ficar de olho e levar o pet ao veterinário assim que notar os indícios da doença.
Como tratamento tópico também é comum se recomendar spot-on (pipetas) de selamectina (Stronghold) ou moxidectina (Advocate) a cada 14 dias que são muito bons para o tratamento de sarna em gatos.
A médica veterinária Tatiana Brasil explica que as causas são diversas. “Inflamações no conduto auditivo (otites), carrapatos, corpo estranho e pólipos no canal auditivo podem induzir para que o animal apresente o comportamento de coçar excessivamente as orelhas, rompendo os vasos sanguíneos”, detalha.
Como colocar as gotas a um gato
O tratamento consiste na realização de banhos com produtos acaricidas ou loções de uso tópico. Medicações injetáveis também podem ser usadas se prescritas e aplicadas pelo médico-veterinário. É indicado também isolar o animal de companhia afetado, além de higienizar objetos e o ambiente.
A sarna de ouvido, na maioria das vezes, é confundida com a otite (inflamação do ouvido). Esse erro no diagnóstico se dá devido à semelhança dos sinais clínicos apresentados pelo animal acometido. Geralmente, isso ocorre com tutores que consultam seus cães com balconistas ou tosadores de petshops.
O vinagre branco é um dos produtos mais fáceis de conseguir. No que diz respeito à sarna nos gatos, é muito eficaz nas regiões dos ouvidos matando os ácaros presentes e limpando os restos da infecção e impurezas. Misture o vinagre com um pouco de água e use um conta-gotas para o aplicar, sempre com muito cuidado.
Para se eliminar o ácaro causador da sarna (escabiose) das roupas do paciente, é suficiente que se escalde a roupa em água quente ou que se passe o ferro de engomar aquecido.
Caso alguém já esteja contaminado com o parasita, na família, as roupas de uso pessoal, de cama e banho devem ser trocadas e lavadas diariamente com água quente (acima de 60oC). Caso não seja possível lavar as roupas com agua quente é importante que sejam secadas ao sol e passadas.
Sarna ou escabiose é uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. O contágio se dá somente entre humanos, por contato direto com pessoa ou roupas e outros objetos contaminados. O contato deve ser prolongado para que ocorra a contaminação.