A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.
As principais consequências das expansões marítimas do século XV e XVI foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América; crescimento do comércio internacional de produtos tropicais; extermínio de milhões de indígenas por guerras, doenças e migração forçada; criação do mais sólido mercado ...
As consequências do trafico de escravos foram muitas, começando com a morte de milhares deles devido às condições de trabalhos, doenças e má alimentação, sendo que além da morte e violação de direitos humanos básicos, esse fato gerou uma profunda desigualdade social no país que persiste até os dias de hoje.
– Houve uma transferência do eixo econômico europeu do Mediterrâneo para o Atlântico – Indico, havendo assim um crescimento dos países ibéricos e um declínio das cidades mercantis italianas. ... – Uma das conseqüências também foi que a burguesia mercantil nos países atlânticos, conseguiu se desenvolver.
Entre as causas da expansão marítima europeia temos o comércio com o oriente, que gerava grandes lucros aos Europeus durante o período das Grandes Navegações. A queda de Constantinopla também impulsionou indiretamente, visto que essa cidade era um entreposto comercial que ligava o comércio do oriente com o ocidente.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Dentre 3 fatores que contribuíram para expansão marítima europeia entre os séculos XV e XVI, pode-se citar:
A Europa foi capaz de se expandir pelos mares nos séculos XV e XVI pois havia acumulado, durante séculos, capital por meio do comércio efetuado no Mar Mediterrâneo, além de acumular experiência com as escolas de navegação e já contar com alguns Estados unificados, como Portugal e Espanha.
Essencialmente, a diversidade de atividades que se desenvolveram no Brasil Colônia, a expansão demográfica e a crise do ciclo de cana de açúcar no Nordeste foram os fatores que mais influenciaram a expansão territorial do nosso país.
Os fatores econômicos que contribuíram para a ocupação e expansão do território foram: Busca por minério, novas áreas pra plantio e exploração da madeira. ... Assim ocorreu a expansão e ocupação do território brasileiro.
Os principais fatores que contribuíram para levar a colonização para o interior do Brasil foram o aumento da população e a necessidade de explorar mais recursos naturais.
Resposta. Resposta: A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras.
Em 11 de julho de 1711, a Vila de São Paulo foi elevada à categoria de cidade. Logo em seguida, por volta de 1720, foi encontrado ouro, pelos bandeirantes, nas regiões onde se encontram hoje a cidade de Cuiabá e a Cidade de Goiás, fato que levou à expansão do território brasileiro para além da Linha de Tordesilhas.
Como fatores que influenciaram o Povoamento do Litoral na formação do território brasileiro temos: * 20 pontos A) Economia agroexportadora de produtos primários para Portugal B) Preferência da classe média pelas praias litorâneas C) Favorecimento do solo para plantações D) Infraestrutura privilegiada.
As boas condições de emprego do local, a boa política, a economia e até mesmo o clima. Por exemplo, apesar de o Canadá ser grande, não tem muitas pessoas porque ele é muito frio, principalmente na parte norte.
Os Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d'água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos, as chamadas áreas de atração.
Entre as áreas desfavoráveis estão as regiões polares, os desertos, as elevadas altitudes e as florestas equatoriais. A vegetação e a fertilidade do solo também influenciam na ocupação humana. Locais próximos de rios ou lagos também são os preferidos pela população, já que favorecem a agricultura e o sustento familiar.
Fatores naturais é tudo o que está envolvido com os acontecimentos naturais, por exemplo: a chuva,vento. No geral fatores naturais é tudo que acontece por conta da natureza, tais como : relâmpagos, trovões, tsunamis.
Existem três tipos vitais de fatores de produção, são eles: terras, o trabalho e o capital. Sem esses é praticamente impossível o andamento eficiente de uma cadeia produtiva. Atualmente, temos também como alguns dos principais fatores o gerenciamento, máquinas, materiais e mão-de-obra.
Resposta. Os fatores específicos: baixa umidade do ar, noites longas, baixas temperaturas, pouco vento e poluentes lançados pelo homem na atmosfera.
Fatores Geográficos: a paisagem é afetada tanto pela fatores bióticos e abióticos, que são considerados geográficos só fatores abióticos de origem exógena, tais como relevo, solo, clima e corpos d'água. O clima, com elementos como pressão, temperatura, ventos.
substantivo masculino plural Aqueles que fazem alguma coisa; agentes. Elementos que contribuem ou influenciam na obtenção de um resultado; condições, causas. [Matemática] Números que compõem ou são usados numa multiplicação, para obtenção de um resultado (produto): a ordem dos fatores não modifica o resultado.
Saúde individual, fatores são: alimentação, pratica de atividade física, evitar consumo de alimentos industrializados, dormir no de 6 à 8 horas diárias.
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.